Igarapé intensifica aplicação do fumacê costal e reforça canais para denunciar terrenos com foco da dengue

0
103
Reprodução / Instagram

A Prefeitura de Igarapé, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, segue realizando diversas ações de combate à dengue, como os mutirões de limpeza, blitz educativa e a aplicação do fumacê em toda a cidade.

Segundo a secretaria, objetivo é prevenir a propagação e o controle da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, reduzindo sua presença, eliminando seus criadouros e interrompendo o ciclo de transmissão do vírus. Com ações sendo realizadas durante todos os meses do ano, o combate efetivo com o fumacê costal teve início em novembro de 2023, no bairro Bom Jardim. Desde então, os agentes de endemias já estiveram presentes nos bairros Batatal, Cidade Nova, Jardim das Roseiras, Novo Horizonte, Padre Eustáquio, Panorama, Resplendor, Vale do Amanhecer, entre outros.

Vantagens do fumacê costal

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A secretaria ainda destaca que o fumacê costal possui uma eficiência maior em sua aplicação em relação ao carro do fumacê. Isso pelo fato de os agentes terem a mobilidade necessária e praticidade para entrarem em lotes e quintais, oferecendo uma propagação da nuvem de inseticida de forma mais ampla, evitando a proliferação do mosquito.

Além disso, a aplicação do fumacê depende das condições climáticas, já que o inseticida fica suspenso no ar por até duas horas e pode ser dissipado facilmente em dias de chuva, tornando ineficaz. Aplicado o produto, o inseticida age diretamente eliminando todos os mosquitos que estejam em voo ou em repouso nas superfícies atingidas pela pulverização.

Apesar de todos os esforços realizados pela prefeitura, o coordenador do Departamento de Zoonoses de Igarapé, Giovanni Luiz, orienta que a população faça sua parte, evitando despejar objetos que possam acumular água em seus quintais, lotes vagos e vias públicas, evitando que novos criadouros do mosquito Aedes aegypt surjam e se multipliquem.

Como denunciar locais com foco de Dengue 

Denúncias sobre terrenos com foco de dengue, podem ser registradas através dos WhatsApp (31) 99283-0501 ou (31) 9.9283-0309, com a mensagem “Combate à Dengue” ou pelo site da Prefeitura de Igarapé: www.igarape.mg.gov.br/ouvidoria. Ao preencher o formulário, selecione a unidade “Zoonoses”, em seguida, selecione o assunto  “Combate à Dengue”