Sistema de Semáforo Inteligente é implantado em Igarapé em fase de testes

0
130
Adeilson Andrade

A Prefeitura de Igarapé, por meio da Igaratrans, iniciou recentemente a implantação de quatro semáforos inteligentes entre as avenidas Professor Clóvis Salgado e Valdomiro Nunes Ferreira. Inicialmente, o sistema está funcionando em fase de testes de adaptação.

O Semáforo Inteligente é um equipamento de controle de tráfego moderno capaz de gerenciar os semáforos para que os tempos sejam sincronizados de acordo com o fluxo de veículos que circulam pelo local.

Na prática, o equipamento identifica a quantidade de veículos em cada corredor de um determinado cruzamento e, em tempo real, o sistema amplia o tempo do sinal verde para a via que tem maior volume. Com isso, o tempo de retenção nos semáforos cai e, consequentemente, os condutores de veículos conseguem fazer seu percurso em menor tempo do que nos pontos controlados por semáforos que utilizam o chamado controle de tráfego a tempo fixo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com funciona:

  • Câmeras instaladas em pontos estratégicos dos cruzamentos semaforizados mensuram a quantidade de veículos.
  • Em tempo real, um sistema transforma as imagens em dados.
  • Por meio de algoritmos, o sistema ajusta o tempo de abertura dos semáforos.
  • Por exemplo: se uma via estiver sobrecarregada em relação à outra de um mesmo cruzamento, a que tiver mais veículos ficará com um tempo maior de semáforo aberto, a fim de desafogar o fluxo e gerar fluidez no trânsito.
  • O ciclo semafórico de uma subárea será determinado pelo cruzamento mais carregado.
  • O sistema procura o conjunto semafórico com maior demanda e replica os ajustes aos demais.
  • O tempo de travessia para pedestres é fixo, não se altera, preservando a segurança de quem caminha.