Grupo Sada inaugura em Igarapé maior centro de reciclagem de veículos do país com investimento de R$ 200 milhões

0
961
Cristiano Machado / Agência Minas

O Grupo Sada inaugurou na tarde desta quarta-feira (25), em Igarapé, a IGAR Reciclagens, empreendimento que se torna o maior centro de reciclagem automotiva do país. O investimento é de aproximadamente R$ 200 milhões.

A cerimônia foi conduzida pelo presidente do grupo, Vittorio Medioli, e contou com a presença do vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, além do prefeito de Igarapé, Arnaldo Chaves, e do vice-prefeito Dautinho.

Durante o evento, o vice-governador destacou a relevância do empreendimento para o Estado. Segundo ele, Minas Gerais está na vanguarda da logística reversa automotiva e a iniciativa deve impulsionar a produção de veículos e a geração de empregos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Estrutura e impacto

Cristiano Machado / Agência Minas

Instalada em Igarapé, a IGAR (Igarapé Reciclagens) consolida a atuação do Grupo Sada em soluções sustentáveis para o setor automotivo. O centro será referência nacional no processamento de sucata metálica e também atenderá à demanda do setor siderúrgico.

A unidade possui tecnologia voltada à extração e destinação adequada de resíduos provenientes de veículos em fim de vida útil. O processo inclui a separação de sucata de aço, metais não ferrosos, óleos, fluidos automotivos, baterias, vidros e pneus.

A iniciativa contribui para a redução do impacto ambiental associado à extração de recursos naturais, diminui emissões de gases de efeito estufa e reduz o volume de resíduos encaminhados a aterros sanitários. A IGAR deverá ter papel estratégico na descarbonização do setor automotivo e no fortalecimento da economia circular.

A planta ocupa cerca de 80 mil metros quadrados, conta com pátio para 1,5 mil veículos e tem capacidade para triturar até 300 mil unidades por ano, além de descontaminar outras 150 mil. O centro está integrado à malha logística do Grupo Sada, que percorre aproximadamente 600 milhões de quilômetros por ano, criando oportunidades para logística reversa, redução de custos e diminuição de emissões.

O projeto começou a ser estruturado há mais de uma década, mas ganhou impulso com o Programa Mover, do governo federal, que passou a considerar o conceito “do berço ao túmulo” no cálculo das emissões de gases de efeito estufa das montadoras, com contrapartidas em benefícios fiscais, especialmente no IPI.

A vice-presidente executiva do grupo, Daniela Medioli, destacou o potencial da estrutura logística da empresa. Segundo ela, a frota de aproximadamente 3 mil equipamentos que circula pelo país pode viabilizar a logística reversa de veículos em fim de vida útil, aproveitando o retorno de caminhões cegonha que hoje voltam vazios, trazendo veículos descartados de pátios de Detrans e concessionárias.

Parceria com a ArcelorMittal

Da esquerda para a direita: Bernardo Rosenthal, diretor de Metálicos da ArcelorMittal Aços Longos; Everton Negresiolo, CEO da ArcelorMittal Aços Longos LATAM; Vittorio Medioli, presidente do Grupo SADA; e Daniela Medioli, vice-presidente do Grupo SADA. (Foto: Divulgação)

Neste mês, o Grupo Sada firmou parceria estratégica com a ArcelorMittal com foco no processamento e na reciclagem de sucata metálica, reforçando o compromisso das duas empresas com a sustentabilidade, a economia circular e a industrialização verde no Brasil.

O acordo prevê a atuação da IGAR no fornecimento de sucata processada para a ArcelorMittal, além da implantação de um entreposto destinado ao armazenamento, à movimentação e à gestão logística do material.

Criada para retirar de circulação veículos antigos ou com perda total, a IGAR promove a correta destinação e o reaproveitamento de materiais como aço, alumínio, vidro e borracha. Esses insumos retornam à cadeia produtiva e são reutilizados por indústrias como a ArcelorMittal, que transforma a sucata em matéria-prima para novos produtos, reinserindo o aço no ciclo produtivo.

O contrato contempla todo o processo de gestão da sucata, incluindo o processamento dos materiais, a operação do entreposto e a logística tanto da sucata beneficiada quanto daquela originada diretamente no local de armazenamento. A iniciativa amplia a eficiência operacional, reduz a geração de resíduos e fortalece práticas sustentáveis em toda a cadeia produtiva.

Divulgação / Grupo Sada