Grupo de Trabalho em Humanização (GTH) do Hospital do Regional de Betim promove ações especiais no mês de dezembro

0
296
Guga Ribeiros / Ecos

O Grupo de Trabalho em Humanização (GTH) do Hospital do Regional de Betim (HPRB) está retomando as atividades com duas ações especiais para a comunidade hospitalar neste mês de dezembro. A campanha Gentileza Gera Gentileza e o Concurso de Decoração de Natal buscam sensibilizar e encantar funcionários, pacientes e seus acompanhantes.

A campanha Gentileza Gera Gentileza ocorre de 1º a 8 de dezembro. Caixinhas com mensagens positivas de amor, gentileza, companheirismo estão espalhadas em diversos setores do hospital. A campanha é inspirada na filosofia do Profeta Gentileza, que pregava a gentileza nas ruas do Rio de Janeiro na década de 1980.

Segundo Valéria Moura, integrante do GTH, o objetivo da campanha é promover uma reflexão sobre como ser gentil com o outro pode mudar toda uma situação de conflito e melhorar um ambiente, que em um hospital pode ser bem pesado. “As mensagens distribuídas levam à reflexão e incentivam as pessoas a realizarem pequenas ações de gentileza com colegas de trabalho, com usuários e até para consigo mesmos”, ressaltou Valéria.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já o Concurso de Decoração de Natal vai premiar o setor que fizer a melhor decoração natalina. Para participar não é necessário fazer inscrição e os critérios de avaliação serão originalidade, trabalho em equipe e harmonia. A decoração deve seguir as regras da  Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH). Os vencedores serão anunciados no dia 15 de dezembro

“O Natal é uma época muito significativa para a nossa cultura. Estar internado ou trabalhando em hospital nessa época pode trazer à memória sentimentos tristes. A ação de premiar a melhor decoração de Natal, além de promover a integração das equipes, busca melhorar a ambiência. Um ambiente decorado ameniza sentimentos tristes e proporciona pequenos momentos de alegria, que são muito importantes na recuperação da saúde”, afirmou a diretora geral do HPRB, Flávia Franco.

O ambiente hospitalar provoca uma situação de estresse constante, tanto para os profissionais quanto para os pacientes. Por esse motivo, ações de humanização têm grande relevância no cotidiano, trazendo momentos lúdicos e de reflexão sobre a vida e as vivências.  

“Reforço o quanto é importante e essencial para a comunidade hospitalar as ações do GTH. Elas promovem um ambiente humanizado para profissionais e usuários, além de uma maior integração entre as equipe de trabalho,” ressaltou Flávia.

Grupo de Trabalho em Humanização do HPRB
O GTH foi criado em 2004  por um grupo de profissionais do hospital, que, de forma voluntária, desenvolvem ações de humanização para funcionários e usuários. O trabalho do grupo é voltado para a melhoria da ambiência e do relacionamento interpessoal, buscando proporcionar mais leveza nas situações estressantes e sofridas do cotidiano de um hospital.

Em 2015, o GTH recebeu o Prêmio InovaSUS, do Ministério da Saúde, ficando em primeiro lugar no Estado e em sétimo no Brasil na categoria “ações de sucesso na Rede SUS”.