Grupo Armatrux comemora 25 anos em Betim

0
1053

As peças Thácht e Armatrux, a banda estão no repertório comemorativo do grupo  e integram a 42ª Campanha de Popularização Teatro & Dança

No dia 2 de março o Grupo Armatrux se apresenta no Partage Shopping Betim com dois de seus espetáculos de repertório: a tragicomédia musical Thácht (direção e dramaturgia Eid Ribeiro) e o musical de bonecos Armatrux, a banda (direção musical e trilha sonora assinada pelo músico John Ulhôa, da banda Pato Fu, e Bob Faria).  As apresentações integram a 42ª Campanha de Popularização Teatro & Dança e dão continuidade a comemoração dos 25 Anos de estrada do coletivo.  Os ingressos custam R$10 – preço único nos postos SINPARC, site e aplicativo Vá ao teatro. Informações: www.sinparc.com.br

O projeto conta com o patrocínio da Petrobras, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais (CA 0918/001/2013), tendo sido contemplado na seleção pública do Petrobras Cultural Minas Gerais 2014, que abrangeu, além da montagem e circulação de espetáculos, programação de equipamentos culturais e festivais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Formado pelos artistas Paula Manata, Tina Dias, Raquel Pedras, Eduardo Machado, Cristiano Oliveira e Rogerio Araújo, o grupo se mantem fiel e dedicado à sua pesquisa e à sua transformação, tendo construído uma linguagem própria. Uma proposta entre o teatro físico e o musical, entre o infantil e o absurdo, entre tradição e revolução. Após se apresentarem na cidade seguirão para Juiz de Fora, dias 12 e 13 de março Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM), e em abril irão para a cidade Rio de Janeiro.  Além disso, uma nova montagem se inicia, com previsão de estreia para o segundo semestre de 2016, dando continuidade a parceria de longa data com diretor, encenador e dramaturgo Eid Ribeiro.

Armatrux, a banda (2009) – dia 2 de março, quarta, às 16 horas
Criação e Concepção: Grupo Armatrux

Uma banda de bonecos formada por quatro músicos vindos de universos distintos e uma convidada especial, a Pianista Mafalda Jackson, compõem o espetáculo que tem direção musical e trilha sonora assinada pelo músico John Ulhôa, da banda Pato Fu, e Bob Faria, e desenhos do artista gráfico Conrado Almada.

Com uma trilha sonora vibrante, os personagens DJ Montanha, Jão Jones, Noel, Mauí, Tenório e Mafalda Jackson ganham vida e arrebatam o público construindo um universo musical contagiante e cheio de surpresas. Um espetáculo para todas as idades, já apresentado em mais de 70 cidades brasileiras.

No repertório musical o público confere “Dancin’ Days” (Nelson Motta), “Tenho” (Sandro de America e Oscar Anderle), “Balança Pança” (Karnak), e as músicas inéditas compostas especialmente para a Banda como “4 Cordas” (John Ulhôa e Bob Faria), “Asaftasardemdoemashemorróidasídem” (Bob Faria), “5 Letras” (John Ulhôa e Bob Faria), “Mac Man” (Bob Faria).

Thácht (2014) – dia 2 de março, quarta, às 20 horas
Direção e dramaturgia: Eid Ribeiro

“Thácht” (2014) é uma tragicomédia musical que consolida a linguagem própria do Grupo Armatrux e traz como referência o antigo teatro de variedades, com execução de trilha ao vivo em piano, violino e voz. Com muito humor negro, os dois cômicos desenvolvem um diálogo absurdo, usando de forma única a musicalidade nas palavras e instigando o imaginário do espectador. Vencedor, em 2015, do Prêmio Sinparc de Melhor Ator.

O espetáculo aborda fragmentos da vida de Rafa e Rufo, artistas de variedades que vivem de suas recordações. Com muito humor negro, os dois cômicos desenvolvem um diálogo absurdo, usando de forma única a musicalidade nas palavras e instigando o imaginário do espectador. Conversas sobre médicos e outros elementos da condição humana inerentes à velhice se misturam a vagas lembranças do picadeiro. O espetáculo conta também com a participação da diva transformista Siboney, uma cantora que ganha vida a partir das memórias da dupla e da curiosa presença de uma mulher de um atirador de facas.
Para Eid Ribeiro, diretor e dramaturgo de Thácht, o texto do espetáculo é uma experimentação de linguagens que ampliou sua vivência no âmbito da música. “O diálogo, às vezes surreal, às vezes absurdo, provoca uma musicalidade única nas palavras”, conclui.

ARMATRUX 25 ANOS DE VIDA

O Grupo Armatrux, que nasceu em 1991, sempre buscou a construção de uma estética alinhada ao trabalho físico, juntamente a manipulação de objetos, imagens, bonecos e o circo. Através de várias parcerias artísticas o Grupo desenvolveu uma linguagem própria aberta a novas possibilidades de encenação.

São 19 espetáculos encenados. Um repertório rico que levou o Grupo a se apresentar vários países diferentes, em todos os Estados Brasileiros e em mais de 50 cidades do interior do Estado de Minas Gerais, totalizando um público de 500 mil pessoas em suas apresentações e oficinas. Assim, o Grupo corre o Brasil, e o mundo, consolidando a importância das artes cênicas mineiras e encantando públicos de todas as idades.

ARMATRUX 25 ANOS

Temporada comemorativa Betim/MG
42ª Campanha de Popularização Teatro & Dança

DIA 2 DE MARÇO
Quarta-feira

Armatrux, a banda
Musical de bonecos
Criação e Concepção: Grupo Armatrux
Classificação livre | 45 min
Horário: às 16 horas

Thácht
Uma tragicomédia musical
Direção e dramaturgia: Eid Ribeiro
     Classificação 12 anos | 70 min
Horário: às 20 horas

Metropolitan Shopping Betim | Espaço Gourmet
BR 381, Rodovia Fernão Dias KM 492, número 601, bairro São João | Betim MG
Tel: (31) 3117-1063

Ingressos: R$ 10 – preço único nos postos do SINPARC, site e aplicativo
sinparc.com.br | www.vaaoteatromg.com.br/mobile

Posto de venda em Betim: Metropolitan Shopping Betim (3º Piso)
Segunda a Sábado das 14h às 19h, Domingos das 14h às 18h

Infos.: fb.com/armatrux.grupodeteatro
Instagram.com/grupoarmatrux