Governo de Minas entrega primeiro lote de novos ônibus do transporte metropolitano; Betim é um dos municípios contemplados

0
3764
Cristiano Machado / Imprensa MG

O Governo de Minas Gerais entregou, nesta quinta-feira (5), os primeiros 66 ônibus de um total de 850 que serão integrados à frota de transporte público da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) até o final de 2025. A cerimônia aconteceu no Terminal São Benedito, em Santa Luzia, e contou com a presença do governador Romeu Zema.

Com a iniciativa, cerca de 33% da frota total será renovada, beneficiando milhares de passageiros com mais conforto e segurança no transporte diário. “É uma grande felicidade participar desse momento, que marca o início da substituição de 850 ônibus metropolitanos. Temos certeza de que a população perceberá as melhorias na qualidade dos serviços prestados”, destacou Zema.

Primeira etapa de entrega

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Cristiano Machado / Imprensa MG

Neste primeiro lote, 38 veículos serão destinados a atender municípios como Santa Luzia, Ribeirão das Neves, Taquaraçu de Minas e Jaboticatubas. Outros 11 veículos serão incorporados às linhas da região de Contagem, enquanto 17 atenderão Betim, Juatuba, Mateus Leme e Azurita.

Segundo a Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), critérios como idade dos veículos, volume de passageiros e número de reclamações influenciaram a distribuição inicial dos novos ônibus.

Procurada pelo Portal Agita, a assessoria de imprensa da Seinfra informou que ainda não foram especificadas as linhas de Betim que receberão os novos veículos.

Acordo de modernização

A renovação da frota é parte de um acordo firmado em setembro de 2024 entre o Governo de Minas, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG). A parceria contou com a intermediação de órgãos como a Controladoria-Geral do Estado (CGE-MG) e a Advocacia-Geral do Estado (AGE-MG).