Golpistas estão utilizando o nome e a imagem do prefeito eleito de Betim, Heron Guimarães (União Brasil), para tentar aplicar golpes financeiros. O alerta foi feito pelo próprio Heron em suas redes sociais, na noite deste domingo (8).
De acordo com o comunicado, os criminosos estão enviando mensagens pelo WhatsApp utilizando a foto do prefeito eleito e alegando que ele trocou de número. Na abordagem, os golpistas pedem transferências via Pix sob o pretexto de dificuldades para acessar o aplicativo bancário.
“Estão tentando aplicar golpes utilizando minha foto no WhatsApp dizendo que mudei de número e pedindo Pix. Quero deixar claro: não sou eu!”, escreveu Heron. Ele ainda garantiu estar tomando providências: “Já estou tomando todas as medidas cabíveis para resolver essa situação. Peço que, se receberem esse tipo de mensagem, não façam transferências e denunciem o número.”
Uma das mensagens enviadas pelos criminosos afirma: “Não estou conseguindo acessar o aplicativo do meu banco, como troquei de número está pedindo para renovar minha assinatura eletrônica.”
Crime
A prática de golpes virtuais, como o uso indevido de aplicativos para estelionato, é considerada crime grave no Brasil. De acordo com a Lei 14.155/2021, ações como invasão de dispositivos e fraudes digitais podem resultar em penas que variam de quatro a oito anos de prisão, além de multa.
As autoridades reforçam a importância de desconfiar de mensagens que solicitam transferências financeiras, principalmente quando envolvem supostas mudanças de números de telefone, e orientam a população a denunciar esses casos.
Heron Guimarães concluiu sua mensagem pedindo que os cidadãos fiquem atentos e ajudem a combater a ação dos golpistas. “Conto com a colaboração de todos para evitar que alguém caia nesse golpe.”