Nesta sexta-feira, 6 de dezembro, o Globo Repórter convida o público a embarcar em uma jornada pelos sabores e tradições da gastronomia brasileira. Em um passeio pelas cinco regiões do país, o programa revela os frutos da terra e do mar que, além de protagonizarem receitas irresistíveis, são fontes de sustento para milhares de brasileiros.
Entre os destaques está um tesouro da culinária mineira: as Mestras da Culinária Raiz de Igarapé. Formado por sete mulheres da Associação das Mestras da Culinária de Igarapé (ASMECI), o grupo se dedica à preservação de receitas típicas e familiares transmitidas de geração em geração. No quiosque que mantêm na Praça Miguel Henriques, no Centro da cidade, elas se revezam semanalmente na preparação de pratos deliciosos, como galinhada, angu, galinha caipira, costelinha de porco e tutu.
Além disso, as Mestras são fundamentais para o sucesso dos festivais gastronômicos de Igarapé, eventos anuais que atraem milhares de visitantes e movimentam a economia local.
Durante as gravações, a repórter Larissa Carvalho mergulhou na história dessas cozinheiras, explorando seus livros de receitas manuscritos, repletos de memórias e segredos familiares. “Gravando com as Mestras de Igarapé aprendi mais que receitas de comida mineira deliciosa. Com toda aquela sabedoria, elas mostram que a vida ganha mais sentido quando valorizamos as histórias de família, seus afetos e tradições”, revelou Larissa.
O programa vai ao ar logo após a novela Mania de Você e promete emocionar e abrir o apetite de quem aprecia as raízes da gastronomia brasileira.
Confira o vídeo com a chamada!