
Representando a Prefeitura de Brumadinho, o prefeito Gabriel Parreiras e o secretário municipal de Governo, Guilherme Morais, participaram, na última quarta-feira (5), de uma série de reuniões com o Governo de Minas para discutir as obras de reparação que serão realizadas na cidade e em seu entorno.
A visita da comitiva de Brumadinho ao Governo de Minas também teve como pauta a continuidade do Programa de Transferência de Renda (PTR), que está previsto para encerrar em abril de 2026. O encontro contou com a presença de representantes da Defensoria Pública e do Ministério Público de Minas Gerais.
A prefeitura defende a revisão do acordo, seguindo o exemplo do que foi feito após o crime de Mariana. A proposta do município é reavaliar os critérios de concessão do benefício, considerando que Brumadinho ainda enfrenta graves consequências, mesmo seis anos após o rompimento da barragem da Vale.
“Brumadinho ainda sofre com os impactos desse crime. Temos crianças contaminadas por metais pesados, um número alarmante de suicídios e um custo de vida altíssimo, superior até ao de Belo Horizonte. O PTR é fundamental para garantir um mínimo de dignidade às famílias atingidas e deve continuar enquanto esses problemas não forem resolvidos”, afirmou o prefeito Gabriel Parreiras.
Em nota, a prefeitura informou que segue em diálogo com as autoridades para evitar a descontinuidade do programa e assegurar que os moradores de Brumadinho tenham o suporte necessário para reconstruir suas vidas.
Beneficiários do PTR terão redução no valor do benefício a partir de março de 2025; veja as mudanças