Festival Gastronômico Igarapé Sabor abre inscrições para novas mestras

0
237

Os preparativos para o III Festival Gastronômico Igarapé Sabor já seguem em ritmo acelerado, mesmo faltando mais de cem dias para o maior evento da cidade e região.  O período de inscrições para a “Seletiva de Receita – Novas Mestras 2019” começa  nesta  quinta-feira (14) e termina na segunda-feira (25).

O formulário de inscrição encontra-se no anexo III do Edital Nº 01/2019, III Festival Igarapé Sabor 2019 – Mestras e seus Temperos, publicado na edição do Diário Oficial do Município, no dia 11/3, no site da Prefeitura de Igarapé: www.igarape.mg.gov.br.

As inscrições deverão ser preferencialmente digitadas, e protocoladas na Casa da Cultura Fráter Henrique Cristiano José Matos, na Rua São Vicente, nº 1.100, Três Poderes – Igarapé-MG, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h. O resultado das receitas aprovadas pela Comissão de Organização e Fiscalização do Festival para a seletiva também será divulgado no site da prefeitura, no dia 28 de março.

A seletiva, que ocorrerá no dia 7 de abril, é uma das etapas que antecede o evento. A secretária municipal de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo, Valdirene Braga, lembra que a seletiva representa oportunidade para que novos talentos da culinária local possam se juntar às Mestras inventariadas que têm lugar cativo no Igarapé Sabor. “Este ano, o concurso disponibiliza quatro vagas”, acrescenta.

 

O Igarapé Sabor valoriza a tradicional culinária mineira de raiz, aquela cuja essência são as receitas transmitidas pelas avós, o que é uma das características da identidade da cozinha local. Por isso, a temática para os participantes da seletiva é também a culinária mineira. Durante o concurso, júris técnicos e de degustação, que inclusive contam com chefs renomados, avaliam a receita em vários quesitos. Além do sabor, os jurados avaliam cor, aroma, textura, temperatura, originalidade e criatividade na composição dos pratos.

Igarapé Sabor 2019

O III Festival Igarapé Sabor 2019 – Mestras e seus Temperos será realizado nos dias 11, 12, 13 e 14 de julho, na Praça Miguel Henriques da Silva.  Na quinta e sexta-feira, o evento ocorrerá das 18h às 23h; no sábado, das 8h às 23h;  e no domingo, último dia da festa, das 8h às  18h.

Realizado pela Prefeitura de Igarapé, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo, o evento ocorre em parceria com a Associação das Mestras da Culinária de Igarapé – Asmeci.

Além da Alameda das Mestras, a Praça das Quitandas, com fogões a lenha e fornos de barro gigantes, é outro atrativo que conquista o público do Igarapé Sabor. Durante todos os dias do evento, no espaço das tradicionais quitandeiras da cidade tem sempre broas e biscoitos quentinhos acompanhados de chás e café fresquinho.