Em parceria com o SUS Betim, PUC Minas amplia atendimentos em especialidades médicas à população

0
571
Divulgação

A PUC Minas Betim retomou, nesta semana, os atendimentos médicos ofertados à população do município por meio do projeto Clínica-Escola, trazendo uma novidade para este semestre. Além das especialidades de dermatologia e otorrinolaringologia, agora a comunidade também conta com consultas em neurologia, pneumologia e endocrinologia.

As consultas são realizadas no campus da universidade por alunos dos 6º e 7º períodos do curso de Medicina, sob supervisão de professores especializados. O atendimento é destinado exclusivamente aos pacientes encaminhados pela Diretoria de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde, responsável pelo agendamento no Centro de Referência Divino Braga ou na própria PUC Minas Betim.

Desde o segundo semestre de 2024, o projeto Clínica-Escola tem funcionado em parceria com o Sistema Único de Saúde (SUS) de Betim, consolidando a universidade como uma unidade de referência na assistência à saúde no município.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O professor Rafael Eduardo Salazar Cruces, coordenador das disciplinas de Semiologia de Especialidades Médicas do curso de Medicina, destaca que a iniciativa também visa integrar os cursos da área da saúde. Dessa forma, pacientes recebem atendimento conjunto de alunos e professores de Medicina e Fisioterapia na Clínica-Escola, suprindo as crescentes demandas de saúde da população e criando um ambiente de aprendizado real para os estudantes. “Essa experiência é fundamental para a formação de profissionais competentes e humanos, que atuem de forma multidisciplinar para cuidar da saúde de maneira integral”, ressalta.

Curso de medicina da PUC Minas Betim obteve nota máxima do MEC

Divulgação

Em 2024, o curso de Medicina da PUC Minas Betim recebeu conceito máximo (nota 5) na avaliação de reconhecimento realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC). O processo avaliativo considerou a infraestrutura do campus, incluindo laboratórios, consultórios e salas de aula, além da estrutura das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e hospitais de Betim. Também foram analisados o projeto pedagógico e a qualificação do corpo docente.

O curso de Medicina da PUC Minas, ofertado nos campi de Betim, Contagem e Poços de Caldas, é reconhecido com nota 5 em todas as suas unidades.