Em fase de implantação, sistema eletrônico de monitoramento de Betim já identificou sete veículos denunciados por furto ou roubo

0
220
Divulgação / PMB

O novo sistema eletrônico de monitoramento LPR (“License Plate Recognition”) – que realiza o reconhecimento de placas de veículos -, atualmente em instalação pela Prefeitura de Betim em pontos estratégicos da cidade, já apresenta resultados eficientes para a segurança pública no município em apenas uma semana de funcionamento. Até sexta-feira (8), os alertas emitidos pelas câmeras possibilitaram à Polícia Militar (PM) a identificação de sete veículos denunciados por furto ou roubo.
 
Segundo informações da corporação, entre os dias 2 e 8 de dezembro, três carros foram recuperados e dois suspeitos presos com a ajuda do sistema. Na última quinta-feira (7), um carro proveniente de assalto foi flagrado pelas câmeras, que logo notificaram a central de operações sobre a situação do veículo. Com as informações, a PM conseguiu rastrear o veículo e apreendê-lo. O suspeito, que portava uma arma, também foi preso.

A eficiência do sistema também culminou na detenção de outro suspeito, também na quinta (7), após a identificação de um carro furtado em Campinas, no interior de São Paulo.

Um balanço parcial das LPRs indica a efetividade do sistema no reforço da segurança no município. Em um intervalo de quatro dias, foram detectados pelas câmeras um Fiat Siena, furtado em Belo Horizonte; um caminhão semirreboque com placas de São Paulo, que foi tomado de assalto; além de uma motocicleta Yamaha Fazer e uma picape Fiat Strada com queixas criminais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mais de R$ 4,8 milhões em investimentos 

Ao todo, 41 câmeras de LPR serão instaladas em Betim –  24 delas estão sendo implementadas neste ano e as outras 17 em 2024. Os locais da instalação foram definidos pela Secretaria Adjunta de Segurança Pública, em parceria com a Guarda Municipal e as polícias Militar e Civil.

O serviço, que começou a ser implantado em outubro, fará uma varredura em todos os veículos que acessam o município pelas diversos pontos de acesso. Com a tecnologia, Betim entra na vanguarda da implantação do sistema de cercamento eletrônico inteligente em Minas Gerais, que opera de forma integrada com as forças de segurança,

Desde o ano passado estão sendo investidos pela prefeitura cerca de R$ 4,8 milhões em segurança pública que incluem, além do monitoramento eletrônico das LPRs, a reestruturação do sistema de câmeras Olho Vivo; o processo seletivo de novos agentes e aquisição de equipamentos para ampliação do trabalho da Guarda Municipal; a compra de novos equipamentos para a Defesa Civil, dentre outros.

*Com informações de PMB