Em Betim, UPAs e SAMU ganham mobiliário e equipamentos novos

0
329
Arquivo/Portal Agita

Para oferecer um atendimento com mais qualidade e um ambiente com mais conforto para usuários e profissionais, a Secretaria Municipal de Saúde de Betim adquiriu novos equipamentos e mobiliários para as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e para a Central de Regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) do município. Foram compradas 100 cadeiras giratórias com braço, 100 cadeiras estofadas sem braço, 16 cadeiras estofadas giratórias para bancada, oito refrigeradores duplex, seis carrinhos para transporte de material, 40 escadas de inox com dois degraus, 100 lixeiras de 50 litros com tampa e pedal e um raio x digital para a UPA Teresópolis.

De acordo com o diretor de Urgência e Emergência de Betim, Wesley Vieira Andrade, foram investidos cerca R$ 836 mil  na aquisição dos equipamentos. “Este investimento foi muito importante para suprir uma carência antiga que havia nas unidades. Com as novas cadeiras, por exemplo, iremos oferecer melhores condições de trabalho para os profissionais e maior conforto para os pacientes atendidos nessas unidades”, explica.

O diretor destacou que a Secretaria Municipal de Saúde vem trabalhando para garantir o fortalecimento das unidades de urgência e emergência. “Ao longo dos últimos anos adquirimos diversos outros equipamentos e materiais, desde termômetros digitais, lâmpadas de emergência, ares-condicionados, computadores, ventiladores pulmonares, camas hospitalares, até geradores de energia e ambulâncias”, ressalta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além dessas aquisições, o município melhorou a estrutura da rede de urgência e emergência. Em 2019, foi inaugurada a UPA Norte, com um espaço físico ampliado, moderno e informatizado, para substituir a UPA Sete de Setembro, que não apresentava estrutura física compatível com a demanda. As UPAs Guanabara e Teresópolis foram revitalizadas e atualmente está sendo construída uma nova unidade para a UPA Alterosas, com cerca de 50% da obra já concluída.

Rede de Urgência e Emergência

Atualmente Betim possui quatro UPAs (Alterosas, Guanabara, Teresópolis e Norte) que atendem aos usuários de todas as regiões do município. As unidades funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana, e podem resolver grande parte das urgências e emergências da população. Os usuários que necessitam de atendimento imediato, como em casos de pressão e febre altas, cortes, problemas respiratórios graves, infarto e derrame, podem buscar atendimento nas UPAs. Com isso, ajudam a diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais. Mais de 90% dos casos são solucionados na própria unidade, sem necessidade de encaminhamento para internação hospitalar.

 

Samu

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência funciona 24 horas e realiza o atendimento pré-hospitalar de casos de urgência e emergência em vias públicas e domicílios e o transporte inter-hospitalar de pacientes graves entre UPAs e hospitais. Em média, 850 atendimentos são realizados por mês na cidade. Atualmente, o Samu de Betim possui cinco ambulâncias em atendimento: três Unidades de Suporte Básico (USB) e duas Unidades de Suporte Avançado (USA), sendo uma usada como UTI Móvel para transporte inter-hospitalar. Os usuários podem solicitar o Samu em casos de acidentes de trânsito, trabalhos de parto, tentativas de suicídio, crise hipertensivas e cardiorrespiratórias, choques elétricos, acidentes com produtos perigosos, intoxicações, queimaduras, inconsciência de vítimas de quedas, ou seja, em casos graves.