
A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, lança, nesta segunda-feira (14), em Betim, o programa Mais Ciência na Escola. A solenidade será realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) – Campus Betim, localizado na rua Itaguaçu, nº 595, no bairro São Caetano, a partir das 13h30.
Iniciativa de abrangência nacional, o programa é desenvolvido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Lançado em 2024, o Mais Ciência na Escola prevê um investimento de R$ 100 milhões para a implantação de mil laboratórios maker em todo o país, com recursos provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).
Laboratórios maker são espaços montados dentro das escolas, compartilhados e voltados para que os alunos transformem a teoria em prática. Neles, criações e ideias podem ser construídas de forma rápida e acessível, incluindo brinquedos, robôs, aplicativos e qualquer outro projeto que esteja ao alcance e interesse dos estudantes. Esse ambiente é destinado a dar suporte e incentivo à realização dessas iniciativas.
Em Minas Gerais, o programa contempla a instalação de 90 laboratórios maker em escolas públicas das redes estadual e municipal, além da capacitação de professores e do auxílio financeiro para docentes e estudantes envolvidos nas atividades. No estado, os investimentos somam R$ 9 milhões.