Em Betim, área do Parque Chico Mendes receberá escola de ensino integral e uma creche

0
145
Divulgação / Ecos

A política educacional desenvolvida pela Prefeitura de Betim, que busca erradicar o analfabetismo funcional investindo na formação de crianças e jovens, está consolidando mais um importante avanço. Isso porque a gestão municipal deu início, nos últimos dias, às intervenções necessárias para preparar uma área dentro do Parque Ecológico Chico Mendes para receber uma grande escola de ensino integral que atenderá cerca de 1.800 alunos da região do bairro Jardim Perla. A construção do novo equipamento, que já deve começar nos próximos dias, é mais uma das dez unidades da modalidade de ensino integral que serão erguidas em Betim. Além da escola, outra área do parque receberá ainda uma creche para 380 crianças com idade de 0 a 5 anos.  

Os projetos das novas edificações foram desenvolvidos pela própria gestão municipal e terão acompanhamento da Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transportes e Trânsito (Ecos). 

A escola terá dois pavimentos, com um conjunto de 26 salas de aula, um laboratório de informática, um laboratório de ciências naturais, biblioteca, refeitório, banheiros – incluindo banheiros com acessibilidade -, vestiários, cozinha, copa, jardim interno e uma quadra poliesportiva coberta, com arquibancada, além de diversas outras repartições.  A escolha do local disponível para a obra veio após a desafetação legal de uma área de 4.807,00 m² do Parque Ecológico Chico Mendes, que seguiu os trâmites legais respaldados pelo Plano Diretor, por meio da da Lei Complementar nº 15, de 30 de dezembro de 2021, e aprovado pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental (Codema), em 21 de dezembro de 2023. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A construção já foi licenciada e os processos de preparação do terreno estão sob supervisão de profissionais adequados para mitigar os impactos ambientais decorrentes dos serviços de terraplanagem da área, iniciada na última quinta-feira (18), que inclui a supressão de espécimes arbóreas. Dentre as condicionantes para a realização da obra está o plantio de 198 mudas das espécies inventariadas no local, na área do empreendimento ou em áreas públicas do entorno. 

“A escola integra um pacote que contempla duas novas unidades dessa modalidade de ensino, uma no Jardim Perla e outra no Vila Cristina, que também já foi iniciada. Todas as licenças estão em conformidade com a legislação ambiental vigente e a Ecos vai se empenhar para garantir que a obra transcorra também dentro de todas as normas técnicas, com a qualidade ideal e com todo o cuidado com o entorno. Além disso, vamos continuar atuando para que o Parque Chico Mendes seja sempre bem-cuidado”, salienta o presidente da Ecos, Wilton Magno Leite.

Educação infantil

Guga Ribeiro / Ecos

Paralelamente à Escola Integral, em uma área de 1.500 m², será erguida um centro infantil municipal.. A obra está em fase final de elaboração da documentação técnica para dar início ao processo de licitação. A creche terá 22 salas de aula, berçário com fraldário e lactário, ampla cozinha com refeitório e espaço administrativo. O projeto incorpora elementos inovadores, como painéis coloridos, áreas verdes e mais ventilação natural para incrementar o aprendizado, a coordenação e a interação entre os alunos. 

*Com informações de PMB