Dudu Braga se licencia da Funarbe e confirma pré-candidatura a vereador em Betim

0
2603
Reprodução/Facebook

Há pouco mais de três anos à frente da Fundação Artístico-Cultural de Betim (Funarbe), o músico Dudu Braga, pediu exoneração do cargo para se dedicar as eleições deste ano.

Filho do ex-prefeito Tarcísio Braga, Dudu disputará uma cadeira na Câmara Municipal pelo Partido Verde (PV).

Gestão positiva

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Arquivo/Portal Agita

Sob sua gestão, o acesso ao lazer, cultura e entretenimento foi descentralizado, a Praça Milton Campos que estava abandonada voltou a ser ocupada pelas famílias betinenses, e passou a receber decoração natalina todos os anos, sendo palco de diversos eventos culturais ao longo dos últimos anos. Um sonho antigo da classe artística e da população do município, as obras do Teatro Municipal também foram retomadas.

Entrevista

Em um bate-papo com o Portal Agita, o ex-presidente da Funarbe e agora pré-candidato a vereador fez um balanço de sua gestão na cultura do município.

Quais as principais ações foram desenvolvidas pela Funarbe nos últimos anos?

Valorizamos a contratação da mão de obra do município, sendo que 95% da contratação foi realizada em Betim. Lançamos o Cine Funarbe que percorreu mais de 50 bairros, popularizando o acesso ao cinema.

Implantamos o projeto Funarbe na Praça, que percorreu várias regiões da cidade, para promover a questão da acessibilidade, colocando de forma inédita brinquedos para crianças com deficiência, promovendo à inclusão, com programação que vai desde peças de teatros a exposições.

Com o Funarbe na Escola, levamos contação de história, mágico e dança para dentro das escolas.

Criamos o Samba na Feira,  toda Semana, na Feira do Bem, na JK, abrindo espaço para os grupo de samba da cidade, e incentivando esse movimento importante cultural do Brasil.

Por meio do projeto Encontro Caipira, promovido uma vez por mês no Museu, preservamos e resgatamos a cultura e a tradição da moda de viola, onde grandes violeiros de Betim se encontram para uma roda.

Também realizamos diversas vezes no ano, o Degusta-me – Festival de Cerveja Artesanal e Tira-Gosto, para promover e divulgar o trabalho dos produtores de cerveja artesanal de Betim, além de abrir espaço para as bandas da cidade.

Abrimos a praça para receber o Betim Moto Point, que acontece uma vez por mês na Milton Campos.

Com o Teatro na Casa que acontece uma vez por mês, a Casa da Cultura recebe 400 alunos para conhecer esse importante monumento cultural e para assistirem a uma peça teatral.

O Forró do Bem passou por várias regionais da cidade, levando entretenimento e lazer para os moradores, com música regional, sertanejo e valorizando a tradição das quadrilhas juninas.

A Casa da Cultura passou uma reforma e se tonou um ambiente mais acolhedor e acessível para todos.

No Jardim Teresópolis viabilizei R$ 200 mil para a reforma do Centro Popular de Cultura (CPC) Frei Estanislau, por meio de uma emenda parlamentar do presidente da Assembleia, deputado Agostinho Patrus (PV).

Retomamos uma importante manifestação cultural na Praça Milton Campos, com o CarnaBetim e o CarnaKids, em parceria com os Blocos Carnavalescos do município.

Adquirimos mais de 246 conjuntos de fardamento como comoletos para o Congado e Folia de Reis, valorizando e mantendo viva essa tradição.