Defesa Civil de Betim instala pluviômetros e sensores para auxiliar monitoramento de chuvas na cidade

0
152
Divulgação / PMB

A Prefeitura de Betim, por meio da Superintendência de Defesa Civil, concluiu, nesta quarta-feira (20), a instalação de quatro novos pluviômetros – equipamentos medidores de volume de chuvas – e de dois sensores que mensuram o nível de córregos e rios. A medida faz parte do investimento empregado pela atual gestão para ampliar as ações de prevenção aos impactos provocados pelo período chuvoso na cidade. 

Os novos equipamentos fornecem informações em tempo real, por meio de aplicativo ou do site do fornecedor, ampliando o sistema de monitoramento do município, que já contava com 15 pluviômetros do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

As informações sobre as medições estarão disponíveis para toda a população e alertas serão enviados para os técnicos da Defesa Civil em caso de alterações desses indicadores durante as chuvas. A instalação dos equipamentos teve início nessa segunda-feira (18), na Colônia Santa Isabel. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Os critérios de escolha dos locais se deram pois dois fatores: áreas que ainda estavam sem esse tipo de monitoramento e locais com histórico de alagamentos. Os dados que serão fornecidos são de extrema importância para que a população tenha a dimensão dos riscos decorrentes de um grande volume de chuvas e possam tomar medidas assertivas de auto salvamento. Além disso, são essenciais para que a gestão municipal receba os alertas, acompanhe em tempo real os pontos críticos e acione as equipes para uma resposta ainda mais rápida”, explica a superintendente de Defesa Civil, Suellen Reis.

Os outros três pluviômetros foram instalados nos bairros Capelinha, Vila Bemge e Senhora de Fátima – este também recebeu um dos sensores. Já o segundo medidor foi instalado na ponte que conecta a rua Padre Damião com a rua Bandeirantes, sobre o rio Bandeirinhas, no Citrolândia. 

A população poderá consultar os dados pelo aplicativo InstaRain, disponível no site https://instarain.com.br/betim. Pelo sistema é possível acompanhar os painéis de monitoramento do clima, o volume de chuvas e o movimento do nível dos rios e córregos selecionados. O sistema oferece atualização a cada 5 minutos em condições climáticas normais e, quando estiver chovendo na região selecionada, a cada 2,5 minutos. 

*Com informações de PMB