Defesa Civil de Betim implanta sistema de alertas de chuvas por SMS

0
34
Divulgação/PMB

A Prefeitura de Betim, por meio da Superintendência de Defesa Civil, disponibilizou um canal via SMS para alertar a população sobre a chegada de chuvas fortes e outros eventos naturais que podem causar transtornos diversos. O Sistema de Alerta SMS 40199, com foco no município, é uma iniciativa inédita e vai enviar alertas focados em bairros e regiões. 

Para receber os avisos, os interessados devem enviar uma mensagem de texto (SMS) gratuita, informando o CEP, sem o hífen, para o número 40199 e aguardar a confirmação. 

“Uma vez identificado um alerta numa determinada região, a mensagem será enviada para os moradores da localidade, de acordo com o bairro em que a pessoa mora, por isso é importante informar o CEP”, explica o superintendente de Defesa Civil, Walfrido Lopes. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os alertas incluem também orientações sobre outros eventos climáticos, como frio intenso, risco de enchentes e risco geológico, além de instruções para observação de encostas, dentre outras informações fornecidas pelos radares do órgão. O objetivo é desenvolver uma cultura de prevenção, a fim de limitar os impactos dos desastres para a população, alertando sobre medidas de autoproteção e proteção comunitária. 

“Precisamos ampliar o acesso da população a essas informações, principalmente aos moradores de áreas de risco”, salienta Walfrido Lopes.