Os 16 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Betim estão realizando oficinas especiais em homenagem ao Dia da Consciência Negra, celebrado no próximo dia 20 de novembro. Entre os dias 12 e 29 de novembro, a oficina “Representatividade Negra” será oferecida aos integrantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), com o intuito de destacar o papel fundamental do povo negro na construção da sociedade brasileira e valorizar personalidades de representatividade nacional.
Durante as atividades, os participantes serão incentivados a refletir sobre questões históricas e contemporâneas, como o racismo estrutural e as ações afirmativas, abordando também o contexto histórico do tratamento à população negra e as políticas de reparação e igualdade.
A iniciativa incluirá ainda uma abordagem biográfica e visual de personalidades negras de destaque em diferentes áreas, como política, esporte, educação, cultura e literatura. Os participantes serão convidados a personalizar as fotos dessas figuras com desenhos e pinturas, criando expressões artísticas que serão exibidas em murais de cada unidade dos Cras, intitulados “Representatividade Negra – Dia da Consciência Negra”.
Segundo Soraya Aguiar Menezes, responsável técnica e metodológica do SCFV, as oficinas buscam não só promover a identidade e o fortalecimento de vínculos dos participantes, mas também inspirar admiração e identificação com histórias de resiliência e sucesso. “Queremos que cada usuário desenvolva uma admiração pelo que essas figuras representam na sociedade e que se veja refletido em suas trajetórias”, enfatiza Soraya.