Covid-19: Secretaria de Saúde inicia segunda etapa de desinfecção de pontos de circulação de pessoas em Contagem

0
343
Adelcio R. Barbosa

Nesta semana, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciou a nova etapa do serviço de desinfecção de vias para o combate à disseminação da Covid-19 no Município. A ação consiste em desinfectar locais em que há índices de aglomeração, como praças, porta de bancos, lotéricas e pontos de ônibus.

Os agentes da equipe de Zoonoses iniciaram a aplicação do produto pela Praça Nossa Senhora da Glória, bairro Eldorado, percorrendo as demais praças e pontos elencados do bairro, e em seguida foram para os pontos do bairro bairro Água Branca. Nesta quinta-feira (25), foi a vez da região do Ressaca, com os trabalhos iniciados na praça da UPA Ressaca.

Uma novidade nessa nova fase é que o hipoclorito de sódio foi substituído pelo quaternário (desinfetante que combate os agentes patogênicos que são capazes de gerar doenças infecciosas, contagiosas e alérgicas). “Uma das principais qualidades é que não se trata de um produto oxidante e que não é necessário o enxágue, tendo uma grande economia de água, ao contrário do hipoclorito que vinha sendo usado, e que era necessária a lavagem após 30 minutos da aplicação”, destacou o coordenador de equipe de desinfecção de vias públicas, Ricardo Rodrigues Nascimento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A diluição do produto é feita na proporção de 1 ml  de quaternário para 100 ml de água. De acordo com o planejamento, as oito regionais receberão o serviço de desinfecção nesta segunda etapa.

Jussara Sampaio, 49, que trabalha há mais de 30 anos em uma banca de revista próximo a uma das praças que receberam a equipe de desinfecção no bairro Ressaca, ressalta a importância do trabalho nesse momento de pandemia. “Esse serviço de desinfecção que vem sendo feito para combater o coronavírus é muito importante para todos. Especificamente aqui na praça que tem um movimento maior de pessoas, é importante receber este produto que auxilia no processo de combate a essa pandemia que estamos vivendo”, disse.

Desinfecção no Município

a Secretaria Municipal de Saúde iniciou os serviços de desinfecção de via em abril deste ano. Após o mapeamento, mais de 35 pontos de grande circulação de pessoas em toda a cidade foram higienizados. As ações contaram com a participação da Defesa Civil, da Guarda Civil Municipal e da Transcon e Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.

A orientação é de que mesmo com a desinfecção, a população continue mantendo os hábitos de higienização, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar tapetes embebidos em hipoclorito, além do uso de álcool em gel e máscaras de proteção.

Contagem volta a fechar comércio não essencial