Covid-19: Igarapé retoma a vacinação nesta semana; novas doses serão armazenadas na UPA

0
278
Prefeito e vice verificam como estão as instalações do novo sistema de refrigeração das vacinas. Foto: Reprodução/Facebook

A Secretaria de Saúde de Igarapé vai retomar a campanha de vacinação contra a covid-19 nesta semana. A Prefeitura, baseada em novos contatos com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), foi orientada a buscar essas novas doses da CoronaVac, na Central de Vacinas do Estado, em Belo Horizonte, nesta segunda-feira (22).

A nova remessa de imunizantes, já autorizada pelo Governo do Estado, será para repor as doses perdidas com a pane ocorrida no refrigerador da Secretaria Municipal de Saúde de Igarapé, no último fim de semana, e detectada na segunda-feira (15), pela equipe de vacinação.

Prioritariamente, serão repostas as doses D2 (2ª dose) para obedecer ao prazo recomendado de intervalo entre as aplicações e garantir a eficácia da vacina.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nesta sexta-feira, o município preencheu novo formulário, já remetido à SES,  fechando em 269 o total de doses da Coronavac comprometidas pela pane. Inicialmente, havia sido comunicado um estoque de 229 doses.
A diferença foi identificada após nova conferência pela Secretaria Municipal de Saúde. A embalagem com as Coronavac estava entre as caixas de vacinas de campanhas rotineiras, como febre amarela e meningite, acondicionadas no mesmo refrigerador e  retiradas emergencialmente para outro equipamento para manter a temperatura adequada de conservação.

O procurador do município, Pedro Américo, oficiou ao Ministério Público e à Polícia Civil a constatação da diferença. O município também enviou comunicado à Câmara de Vereadores. “Estas informações integram a sindicância interna que está sendo feita pela administração. Queremos dar toda a transparência para apurar as causas desse lamentável incidente”, afirmou o procurador.

Mudança

Segundo informou o secretário municipal de Saúde, Leonardo Barberá, a nova remessa de vacinas será acondicionada na UPA Vale do Amanhecer em refrigeradores inspecionados 24 horas, todos os dias da semana, por profissionais da saúde.

De acordo com o prefeito, Arnaldo Chaves, alguns dos refrigeradores já foram transferidos para a UPA Vale do Amanhecer, para verificarem qualquer tipo de anormalidade; sistema de vigilância interna por câmeras de segurança; sistema de alarme sonoro potencializado; além de uma sirene luminosa instalada fora da sala.

“Com todos esses avanços, temos a confiança de minimizar qualquer tipo de dificuldade no controle das nossas tão valiosas vacinas”, ressalta Chaves.