Contagem realiza audiência pública para apresentar edital de licitação do transporte público

0
1257
Prefeitura promove audiência pública na Câmara Municipal para apresentar novo sistema

Edital prevê integração tarifária e frota 100% nova composta por ônibus elétrico e a  diesel com modelos articulados e convencional

A prefeitura de Contagem, por meio da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (Transcon), convida a população para participar da audiência pública de lançamento do edital de licitação do novo sistema de transporte público da cidade. A audiência acontecerá na Câmara Municipal (Praça São Gonçalo, nº18, Centro), no dia 20 de dezembro, a partir das 19h.

Durante os meses de junho e julho deste ano, a Transcon promoveu 8 consultas públicas, uma em cada regional administrativa, para ouvir às críticas e sugestões da população e entender as demandas referentes ao novo sistema de transporte público coletivo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Sistema Integrado de Mobilidade (SIM), envolve vários projetos com intervenções físicas e operacionais integradas. Em seu escopo há obras de infraestrutura viária, como viadutos, trincheiras, corredores, requalificação de vias entre outras. Estas obras têm como objetivo promover a melhoria na articulação entre as regiões do município e viabilizar a operação da nova rede de transporte. De forma integrada, também estão previstos a execução de obras para a operação do sistema de transporte coletivo como a construção de terminais de ônibus, estação de transferências e estruturação dos pontos de embarque e desembarque (Ped).

Estão inseridos nas intervenções do SIM melhorias no transporte de passageiros, por meio da criação de um novo sistema de transporte coletivo por ônibus caracterizado por um Sistema Tronco Alimentado (objeto dessa licitação), formado por uma rede integrada composta por corredores estruturais de transporte (Norte/Sul, Leste/Oeste e Ressaca); Terminais de Integração (Darcy Ribeiro, Sede, Petrolândia, Ressaca e Eldorado); Estações de Transferência (ao longo das Avenidas João César de Oliveira e David Sarnoff); e Pontos de Embarque/Desembarque.

Benefícios

  • Integração tarifária e física 

– Tarifa única

  • Mais segurança para os usuários do sistema 

– Cobrança antecipada da tarifa – A cobrança da Tarifa Antecipada nos Terminais e Estações deve reduzir o número de assaltos no interior dos veículos.

– Terminais e estações fechadas – A estrutura dos terminais e estações propiciam maior segurança para os usuários.

– Sistema de monitoramento por câmeras – Os Terminais e Estações serão equipados com câmeras de vigilância.

  • Redução do tempo de viagem
  • Conforto e comodidade para os usuários

– Frota nova e moderna -Frota 100% Nova composta por Ônibus Elétrico e  Diesel com modelos articulados e convencional

– Terminais e Estações – Terminais e Estações com estrutura moderna e funcional

– Pontos de parada – Implantação de Abrigos Novos e padronizados em toda Rede

  • Sistema de informações aos usuários eficiente e integrado

– Aplicativos – Informações em tempo real sobre tempo de chegada dos ônibus e informações gerais sobre o sistema (alteração de itinerários, quadro de horários, rotas, dentre outros).

– Sistema de informações eletrônico – Implantação de Painéis Eletrônicos dentro dos Terminais, Estações de Transferência e nos Pontos de Parada com informações sobre a chegada dos ônibus.