Contagem aprimora monitoramento da Covid-19 e pacientes suspeitos ou positivos serão acompanhados por estudantes de medicina 

0
180
Fábio Silva/PMC

Em Contagem, a Central de Monitoramento da Covid-19 ganhou um novo reforço. Os pacientes suspeitos ou positivos para o coronavírus que foram atendidos nas Unidades Básicas de Saúde  – UBSs do município serão monitorados pelo período de 14 dias, a cada 48 horas, por estudantes de medicina do Centro Universitário UniBH.

Os estudantes fazem contato telefônico com os pacientes cadastrados pelas unidades básicas de saúde, no Sistema Monitora Covid, desenvolvido para este fim.  Com o monitoramento, caso haja qualquer sinal de piora dos sintomas, eles são direcionados para atendimento presencial em uma unidade de saúde do SUS Contagem.  O contato com os pacientes é feito via número de celular e não é solicitado dígito de senhas ou códigos.

Conforme explica a Referência Técnica da Superintendência de Atenção à Saúde da SMS, Flávia Maria Pimenta, a central teve início neste novo formato, em setembro, com 186 estudantes fazendo a escuta clínica. “A central hoje comporta 412 casos ativos de Covid-19 no município, mas pode aumentar se for necessário. O monitoramento dos pacientes positivos contribui para quebrar a cadeia do vírus e diminuir a taxa de contágio no município, com o reforço de medidas sanitárias e isolamento”, disse.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O novo modelo da central foi possível por meio de uma parceria da Secretaria de Saúde com a Inspirali Ânima Educação. O diretor da Inspirali Ânima Educação, Nathan Mendes Souza, ressaltou que com a sobrecarga do sistema de saúde os cursos de medicina se aproximaram dos gestores municipais estabelecendo um diálogo aberto para realização de parcerias sobre como poderiam contribuir com o SUS no enfrentamento à pandemia. “Podemos evoluir para novas parcerias a partir desta iniciativa, pois além de ser relevante na formação dos estudantes, eles também podem conhecer os fluxos e políticas do SUS”, disse.

A Central de Telemonitoramento da Covid-19 fica no espaço da UNA Contagem que pertence ao Grupo Ânima Educação. Ela funciona de segunda a sexta-feira, das 7h40 às 17h.