Contagem: Alex de Freitas define equipe de transição

    0
    968

    João Batista dos Mares Guia, ex-secretário de estado de Educação é quem coordenará os trabalhos
     
    O prefeito eleito de Contagem, Alex de Freitas (PSDB), acompanhando do seu vice, William Barreiro, apresentou na manhã dessa quinta-feira (10) os integrantes da sua equipe de transição de governo. O anuncio foi feito durante um café da manhã, realizado no Hotel Actuall, oferecido aos vereadores que vão compor a próxima legislatura da Câmara Municipal e à imprensa local. 
     
    Alex iniciou a apresentação pela nomeação do coordenador da equipe de transição, João Batista dos Mares Guia. “Trata-se de um homem público experiente, que conhece a Prefeitura de Contagem e nos ajudará no desafio de coletar informações que nos ajude a assumir o governo com um planejamento mínimo, com base no diagnóstico orçamentário e de programas institucionais”, destacou Alex.
     
    Mares Guia já foi deputado estadual (1983 e 1987), secretário municipal de Educação em Contagem (1993 e 1996) e secretário de Estado de Educação de Minas Gerais (1995 a 1999). Por sua ampla experiência em Educação, tornou-se um renomado consultor educacional, tanto no Brasil quanto internacionalmente, tendo prestado consultoria a nove países da América Latina, duas nações africanas, vários estados brasileiros, entre outras contribuições. “A coordenação de Mares Guia é para sinalizar à cidade que a Educação será uma das áreas prioritárias do nosso governo”, destacou o prefeito eleito.
     
    Em sua fala, Mares Guia falou da alegria de poder voltar a Contagem. “Tenho enorme carinho por essa cidade. Tenho o orgulho de ter construído 53 escolas quando da minha passagem como secretário de Educação do município”.
     
    O ex-secretário de municipal de Fazenda, Dalmyr Carvalho, também vai compor a equipe de transição. Ele já foi secretário-adjunto de Fazenda no segundo mandato do ex-prefeito Ademir Lucas (2001-2004), e no primeiro mandato da ex-prefeita Marília Campos (2005-2008). No segundo mandato da petista (2009-2012), assumiu como secretário de Fazenda, permanecendo no cargo nos três primeiros anos do governo do atual prefeito Carlin Moura (PCdoB).
     
    O terceiro integrante da equipe de transição é o advogado Marius Carvalho. Ele é mestre em direito processual e presidente do PSDB de Contagem. Entre as suas funções públicas, Carvalho assessorou juridicamente a secretaria de Governo da Prefeitura de Contagem e também foi o procurador-adjunto do Município.
     
    Também com grande experiência, Leonardo Antunes foi escalado para a transição. Antunes foi secretário de Desenvolvimento Econômico no segundo mandato da ex-prefeita Marília Campos e por sua atuação à frente da pasta e interlocução política foi indicado o vice na chapa do petista Durval Ângelo, nas eleições municipais de 2012.
     
    O quarto integrante é o jornalista Guilherme Ítalo. Ele é pós-graduado em marketing político, fez a assessoria de imprensa de vários deputados federais, foi editor chefe da extinta revista Star e chefiou o gabinete da Secretaria Nacional de Aviação Civil.
     
    Finalizando a equipe, foi anunciado o nome do professor Wagner Donato. Ele é formado em Letras pela Universidade federal de Minas Gerais e tem duas especializações em sua área de formação. Professor da rede municipal de Educação, já atuou como dirigente escolar de várias escolas. Ele é presidente do PV de Contagem e membro da executiva estadual do seu partido. Foi gestor público e secretário-adjunto de Meio Ambiente no segundo mandato da ex-prefeita Marília Campos.             
     
    Alex destacou a importância dos trabalhos da equipe de transição. “A posse será apenas no dia primeiro de janeiro, mas o nosso trabalho começa já com a transição. A confiança que nos foi dada pelas urnas é muito grande e não temos o direito de decepcionar a cidade”.
     
    Encontro com a Câmara Municipal
     
    Na segunda parte do encontro, Alex de Freitas conversou com os 21 vereadores que irão compor a próxima legislatura da Câmara Municipal de Contagem. “Quero reforçar o meu respeito à Casa Legislativa, conforme já anunciado em meu último pronunciamento”. O tucano esteve na primeira reunião da Câmara após a votação do segundo turno da campanha e, já na condição de prefeito eleito, fez pronunciamento sobre importância de um legislativo independente.
     
    O vereador Daniel Carvalho (PV) confirmou a mensagem de Alex de Freitas. “Desenha-se um novo momento político para a cidade, e Alex marca muito bem essa transformação a partir da sua relação com os vereadores. Com muita humildade, ele quer debater ativa e democraticamente com o legislativo os projetos que serão encaminhados pela prefeitura, respeitando a contribuição de cada um de nós”, destacou.
     
    Já o vereador eleito Vinicius Faria (PCdoB), destacou a relação respeitosa com que Alex está construindo a transição. “Sem arroubos, com total caráter republicano, o prefeito eleito contribui para que a mudança de governabilidade seja tranquilo, ao reconhecer a ordem fiscal da atual gestão”. 
     
    Faria concluiu falando da sua expectativa da relação entre os poderes. “Ele sinaliza muita maturidade política, ao reconhecer que oposições são críticas necessárias para o bom andamento do governo. Também sobre a atuação dos vereadores eleitos recai grande expectativa da população. Tenho certeza que a companhia de um ex-parlamentar, William Barreiro, contribuirá nas relações institucionais”.
     
     

    CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE