Contagem abre inscrições para o processo seletivo da Funec

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Arquivo/PMC

Já estão abertas as inscrições para o processo seletivo da Fundação de Ensino de Contagem (Funec). Os candidatos terão até o dia 8 de fevereiro para se inscreverem. Devido à pandemia do novo coronavírus, o processo seletivo será realizado sem provas presenciais, a fim de se evitar o contágio do vírus e a infecção pela aglomeração de pessoas.

Ao todo, serão ofertadas 900 vagas nas modalidades do Ensino Médio Regular e de Educação Profissional Técnica de nível médio na forma integrada. Destas, 750 vagas são para o Ensino Médio Regular e 150 vagas para os cursos técnicos em Química; Farmácia; Análises Clínicas e Informática.

A classificação será por meio do Histórico Escolar do ensino fundamental a ser apresentado pelos candidatos.

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As formas de inscrição, a classificação e o cronograma completo do processo seletivo estão disponíveis no Edital 1/2021 que foi publicado na última quinta-feira (14/1) no Diário Oficial de Contagem (DOC) e pode ser acessado pelo link: http://www.contagem.mg.gov.br/arquivos/doc/4985doc-e-20210114103927.pdf?x=20210118105515

Antes de fazer a inscrição, o candidato deverá se certificar de que preenche os requisitos exigidos. Para realizá-la, os interessados deverão acessar o endereço eletrônico www.contagem.mg.gov.br/concursos .

Caso não consiga efetuar a inscrição ou imprimir o boleto bancário, o candidato deverá entrar em contato com a Funec, pelo telefone  3391-6187, ou ir, pessoalmente, junto com o responsável, a sede da instituição que fica na rua Coimbra, 100, no 2º andar, no bairro Santa Cruz Industrial – Contagem/MG, no horário das 8h às 12h e das 13h às 17h, de 2ª a 6ª feira (exceto feriado e recesso).  Também poderá fazer o contato pelo e-mail: [email protected] .

Pandemia

Considerando a pandemia da covid-19 e as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde sobre distanciamento social, bem como as legislações e instruções em vigor do município, as inscrições serão realizadas apenas virtualmente.

A seleção será realizada por meio das informações do candidato no requerimento eletrônico de inscrição e deverão ser comprovadas no momento da matrícula, pela análise documental do desempenho escolar em: Língua Portuguesa/Português, Matemática, História e Geografia no Ensino Fundamental. Serão consideradas as notas do 8º ano de escolaridade (equivalente à antiga 7ª série), de acordo com o item 8, da classificação dos candidatos.

No ato da chamada pública para a escolha de vaga haverá aferição de temperatura na entrada do prédio, além de outras medidas sanitárias, tais como a exigência do uso obrigatório de máscara, a disponibilização de álcool 70%, a distância mínima obrigatória.

Informações gerais

As inscrições serão realizadas pela internet a partir das 9 horas (horário de Brasília) do dia 20 de janeiro de 2021 às 23h59 (horário de Brasília) até o dia 8 de fevereiro. Além de realizar a inscrição, o candidato deverá apresentar, pessoalmente, ou por terceiros (pais ou responsáveis), diversos documentos.

Para participar o processo seletivo, o valor da taxa de inscrição a ser paga até dia 9/2 é de R$ 25,00 e as orientações para pedir a isenção constam no edital. O resultado será divulgado no dia 23/2 e a primeira chamada para a realização de matrícula será nos dias: 25/2; 26/2; 1/3; 2/3 e 3/3.

O candidato que concluiu ou está concluindo o ensino fundamental nas unidades escolares do município terá 10 pontos de bonificação.

O Processo Seletivo 2021 será classificatório, sem nota de corte.

O ingresso ocorrerá apenas no 1º ano do ensino médio regular ou no 1° ano da educação profissional técnica na forma integrada.

No ato da escolha da vaga, o candidato terá a oportunidade de preencher uma lista de segunda opção de curso e de unidade das vagas que, porventura, venham a ocorrer.

Classificação

A classificação será realizada por meio da apresentação do Histórico Escolar do Ensino Fundamental, sendo consideradas as notas/conceitos nas disciplinas de Língua Portuguesa ou Português; Matemática; História e Geografia, constantes no Histórico Escolar do Ensino Fundamental. Para os alunos do EJA, eles deverão apresentar a declaração para cursos de ensino médio regular e educação profissional técnica de nível médio na forma integrada (conforme o modelo disponível no Anexo III do Edital). O documento deverá conter, além do nome completo do candidato, carimbo e a assinatura do responsável pela escola.

No caso daqueles que forem certificados por meio de Supletivo, a classificação será com documento adquirido mediante provas/exames realizadas pelas secretarias de Educação ou casos análogos, acompanhados pelo Histórico Escolar. Serão consideradas as notas/conceitos nas disciplinas de Língua Portuguesa ou Português, Matemática, História e Geografia, constantes no Histórico Escolar do candidato, que deverá conter, além do nome completo, o carimbo e a assinatura do responsável pelo órgão expedidor.

Já no caso de certificado de conclusão via Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – ENCCEJA, a declaração deve estar acompanhada de Histórico Escolar. Neste caso, serão consideradas também as notas nas disciplinas de Língua Portuguesa ou Português, Matemática, História e Geografia, constantes no Histórico Escolar do candidato, que deverá conter, além do nome completo, o carimbo e a assinatura do responsável pelo órgão expedidor.