Com redução do número de casos, Betim desativa Centro de Acolhimento Especializado para a Dengue no Teresópolis

0
108
Divulgação / PMB

A Prefeitura de Betim encerra, à zero hora deste sábado (18), o funcionamento do Centro de Acolhimento Especializado para a Dengue (Centro AED), instalado anexo ao Centro Integrado da Saúde da Mulher e da Criança (Cimuc), no Teresópolis. A decisão foi tomada pela Secretaria Municipal de Saúde após a constatação de redução da demanda por atendimentos na unidade: nos últimos 30 dias, a procura por assistência caiu 20% no período diurno e 40% no período noturno/madrugada. O Centro AED instalado no Hospital Público Regional – primeiro centro especializado aberto pela gestão municipal – segue atendendo normalmente, com funcionamento 24 horas, bem como a Unidade Temporária de Acolhimento de Pacientes com Dengue, que opera na UPA Norte. 

As unidades especializadas atuam como suporte emergencial exclusivo para assistência aos pacientes com idade a partir de 13 anos com sintomas de dengue no município.

O Centro AED do Teresópolis foi aberto pela prefeitura no dia 4 de março, também com atendimento 24 horas, e com equipe composta, ao todo, por oito técnicos de enfermagem, seis enfermeiros e três médicos. “Do dia 4 de março a 15 de maio, a equipe da unidade prestou assistência para 3.120 pessoas no plantão diurno e 941 no plantão noturno, totalizando 4.061 atendimentos”, informa a coordenadora da Atenção Secundária à Saúde, Luciana Januzzi. Após o encerramento das atividades do Centro AED do Teresópolis, os profissionais que atuavam no local serão encaminhados para outras unidades de saúde. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“A instalação do Centro AED na região do Teresópolis nos permitiu realizar um atendimento humanizado, descentralizado, com fluxo assistencial bem definido para arboviroses, evitando complicações como dengue hemorrágica. Além de reduzir o número de pacientes nas unidades de urgência e emergência, conseguimos, num período difícil de contaminações em todo o Brasil, diminuir o tempo de espera na rede SUS Betim”, explica o diretor Operacional da Saúde, Nilvan Baeta.

*Com informações de PMB