O Clara Arte, hotel do grupo Clara Resorts que será inaugurado neste mês no Instituto Inhotim, em Brumadinho, promete levar a experiência dos hóspedes a outro nível ao unir hospitalidade de alto padrão e gastronomia de excelência. O empreendimento contará com um cardápio exclusivo assinado pelo renomado chef mineiro Léo Paixão, conhecido por sua atuação de destaque na culinária brasileira e seus restaurantes premiados em Belo Horizonte.
A parceria marca o início de um projeto gastronômico inovador. Em sua fase inicial, o chef assina petiscos exclusivos para o food hall e pratos diferenciados no buffet. Já em 2025, Léo Paixão ampliará sua presença no hotel, assumindo o cardápio do restaurante à la carte, com um menu sofisticado que alia tradição e modernidade. “A gastronomia mineira tem um encanto especial, e queremos trazer essa riqueza de sabores para os hóspedes. Será uma experiência que mistura autenticidade e inovação”, afirma o chef.
Conexão entre arte e gastronomia
Para a CEO do Clara Resorts, Taiza Krueder, a escolha de Léo Paixão foi estratégica. “Buscávamos alguém que traduzisse a essência da cozinha mineira, mas que também tivesse a versatilidade necessária para agradar diferentes paladares, uma característica dos nossos resorts. Quando descobri que compartilhamos a mesma formação na École Supérieure de Cuisine Française, Ferrandi, tive a certeza de que ele era o nome ideal para essa parceria”, explica Taiza.
Um dos destaques do projeto é a instalação de um fogão a lenha na cozinha do hotel, a pedido de Léo Paixão, para reforçar a autenticidade dos pratos. Além disso, o chef Gabriel Sodré, com passagem pela equipe de Paixão, será o responsável pelo comando diário da cozinha.
“Estar no Inhotim é um desafio inspirador. O Clara Resorts tem como prioridade a qualidade e a excelência, valores que também carrego. Estamos preparando uma experiência gastronômica que complementará o ambiente único que o Inhotim oferece”, destaca Léo Paixão.
Geração de empregos e estrutura
Considerando as duas fases do projeto, o Clara Arte deverá gerar 280 empregos diretos e cerca de 80 empregos indiretos, reforçando seu impacto positivo na economia local.
A inauguração está prevista para 20 de dezembro, com a abertura de sua primeira fase, que inclui 46 bangalôs, piscinas climatizadas, sauna, spa, brinquedoteca, academia, espaço para eventos e dois restaurantes. O empreendimento reforça a integração entre arte, cultura, gastronomia e turismo, características que fazem de Inhotim um dos principais destinos do país.