Dando continuidade ao Plano de Ações Multissetoriais de Combate à Dengue, a Prefeitura de Betim abre, na próxima quarta-feira (21), às 7h, um espaço especialmente destinado ao tratamento de pessoas com sinais e sintomas de arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. É o Centro de Acolhimento Especializado para Dengue (Centro AED), unidade instalada ao lado do ambulatório cirúrgico no Hospital Público Regional (avenida Edmeia Mattos Lazzarotti, 3.800, Jardim Brasília), que terá 30 pontos para hidratação venosa e capacidade para realizar 200 atendimentos a cada 24 horas. O atendimento será por livre demanda, mas o local também receberá pacientes encaminhados por outras unidades de saúde da cidade. O Centro AED funcionará por tempo indeterminado, com assistência 24 horas para pessoas com idade a partir de 13 anos.
A unidade oferecerá exames de apoio ao diagnóstico, hidratação oral e venosa, e medicações específicas para alívio dos sintomas. Os pacientes receberão também orientações sobre o autocuidado durante todos os estágios da doença – dengue, chikungunya ou zika – e instruções para a continuidade do tratamento na rede SUS Betim.
O atendimento a crianças com até 12 anos que apresentam sinais clássicos de arboviroses continuará sendo realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de referência .
Além dos 30 pontos de hidratação, o Centro AED contará com recepção, uma sala para acolhimento, dois consultórios médicos, sala de coleta de sangue, banheiros e um leito de estabilização clínica de pacientes.
O Centro AED oferecerá atendimento médico para pessoas a partir dos 13 anos, exames de apoio ao diagnóstico, reidratação oral e venosa e medicações específicas para alívio dos sintomas da dengue, chikungunya ou zika. Os pacientes receberão também orientações sobre o autocuidado durante todos os estágios das doenças e instruções para a continuidade do tratamento dentro da rede SUS Betim.
“Estamos monitorando a situação das contaminações por arboviroses diuturnamente e, se necessário, já temos dois outros núcleos preparados para receber a ampliação do Centro AED e oferecer os mesmos serviços a uma quantidade mais expressiva de pacientes”, assegura o secretário municipal de Saúde, Heron Guimarães.
UBS ainda é prioridade
A prefeitura segue orientando a população que, em caso de sintomas como febre alta; dores de cabeça, atrás dos olhos e no corpo; manchas e erupções na pele; cansaço; náuseas e vômitos, procure a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da residência. As 38 UBSs da cidade funcionam de segunda a sexta, das 7h às 18h. Os pacientes atendidos nas UBSs que tiverem necessidade de receber hidratação venosa serão encaminhados para o Centro AED.
Já as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) – de urgência e emergência -, que funcionam 24 horas, devem ser procuradas em casos de sintomas como dor abdominal intensa e sinais de sangramentos. Betim conta com quatro UPAs: Norte, Teresópolis, Alterosas, Guanabara e com o Pronto Atendimento do Hospital da Colônia Santa Isabel, no Citrolândia. O atendimento pediátrico de urgência para crianças com idade inferior a 13 anos é ofertado nas UPAs Alterosas, Teresópolis e Norte.
*Com informações de PMB