O Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado nesta sexta-feira (14), não passará esquecido em Betim. O projeto Vida por Vidas, promovido pelo Grupo Cooperativo Ibero-americano de Medicina Transfusional (GCIAMT), desembarca mais uma vez no hall do Centro Administrativo da prefeitura para cadastrar pessoas interessadas em se tornar doadoras de sangue e medula óssea. A campanha ocorre das 8h às 12h, fornecendo ainda transporte gratuito para voluntários interessados em fazer a doação na unidade da Fundação Hemominas na cidade. Os servidores e toda a população que passar pelo prédio poderão participar. A iniciativa conta com apoio da gestão municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.
Para oficializar o cadastro de doador de medula óssea, as equipes da Fundação Hemominas coletam uma pequena amostra de sangue, com apenas 5 ml, dos voluntários. A coleta, juntamente com as informações pessoais dos cadastrados, é enviada a um banco internacional que realiza a procura de doadores compatíveis com pacientes que demandam a doação.
O projeto, reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), terá a ação transmitida para dezenas de países.
A proposta da campanha é mostrar que o processo de doação de medula óssea é simples e que o transplante pode beneficiar pessoas com cerca de 80 doenças diferentes, como leucemias, linfomas, mieloma múltiplo, aplasia de medula e imunodeficiências.
Além disso, para os interessados em realizar a doação simples de sangue, será disponibilizado transporte gratuito à Hemominas Betim, com três horários de saída: 8h30, 9h30 e 10h30. É necessário deixar agendado o horário da coleta pelo telefone: 31 3512-1050.
“Convidamos todos os servidores e a população a participar desse gesto de empatia e solidariedade pela vida do próximo. Que ninguém perca essa oportunidade de se tornar doador de sangue e/ou de medula óssea, já que é um gesto tão simples e que, nessa ação, será mais mais fácil, e que pode salvar inúmeras vidas”, salienta a secretária municipal de Saúde, Jaqueline Santana.
Critérios para a doação de sangue
Podem doar sangue pessoas com idade entre 16 anos e 69 anos. É necessário apresentar documento oficial com foto e, no caso de jovens menores de 18 anos, a doação é permitida apenas com autorização formal dos responsáveis. Além disso, o doador precisa ter peso acima de 50 quilos e estar em bom estado de saúde.
Critérios para cadastro de doação de medula óssea
Podem se cadastrar pessoas com idade entre 18 e 35 anos, que estejam em bom estado de saúde e não apresentem doenças infecciosas ou hematológicas.
*Com informações de PMB