Ceci sedia regional de natação e equipe da casa fatura 47 medalhas de ouro

0
225

Ceci sedia regional de natação e equipe da casa fatura 47 medalhas de ouro

Washington Gontijo

O último sábado (4) foi de movimento intenso na piscina olímpica do Centro de Educação Complementar de Igarapé (Ceci). Entre movimentos sincronizados de pernas e braços, cerca de cem atletas se revezaram na competição de natação “Swim Fest Regional Metropolitana”, organizada pela MG Esportes. Apoiado pela Prefeitura de Igarapé, o evento reuniu competidores de equipes de natação do próprio Ceci e de outros clubes de cidades da   grande BH.

A equipe do Ceci liderou em número de atletas e de ocupações no topo do pódio, tendo faturado 47 medalhas de ouro. Já a Associação Atlética Banco do Brasil (ABB) de Betim, conquistou 3 ouro, e  o Centro Aquático Kaio Márcio, de BH,  por sua vez, ficou com 2 ouro.

Para o secretário municipal de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo, Daute Henriques Alvim, “todos estão de parabéns. O bom resultado da equipe de natação do Ceci se deve ao profissionalismo dos professores  e  também da disciplina  dos alunos”, enfatizou, lembrando que a busca constante pelo aprimoramento sempre tem um retorno proporcional ao esforço.

Estrutura

“Esta piscina do Ceci é excelente. Tem potencial para grandes eventos de natação, não só por ser olímpica, mas também pelo número de raias. Isso possibilita que o atleta – após a prova -, possa relaxar e restabelecer o ritmo cardíaco e respiratório, enquanto os competidores seguintes ocupam outras raias”. O elogio foi feito por Fernanda Alves, uma das dirigentes da MG  Esportes.

Luiza Silva Lana, 16 anos, foi uma das atletas da equipe do Ceci que faturou 2 medalhas de ouro. Tão orgulhosa quanto a filha, a mãe Sonone Lana, que também participa das atividades esportivas – disponibilizadas gratuitamente  pela prefeitura, no Ceci -, elogiou a estrutura do espaço  e as aulas oferecidas para a população.

“Sabemos que Igarapé é uma das poucas cidades do estado que tem uma piscina olímpica como esta, com tantas raias. Além dessa estrutura, os professores são ótimos. Minha filha tem oportunidade de treinar quatro vezes por semana, totalmente de graça. Só de não termos que gastar com atividades esportivas, isso é muito bom”, enfatizou a costureira, moradora do bairro Fernão Dias.

Integrante da equipe Centro Aquático Kaio Márcio, o nadador Rafael Santos Diniz, 24 anos, também faturou 2 ouro: 25 m nado livre e 25 m nado costas. Além de elogiar a estrutura do Ceci, o   competidor falou da importância das competições como incentivo na vida das crianças, desde cedo. “Além de atleta eu também dou aulas de natação. Hoje, por exemplo, estou aqui com alunos da ABB-Betim. Eles sempre ficam muito entusiasmados com a possibilidade de ganhar uma medalha”.

Swim Fest Regional Metropolitana

As disputas ocorreram nas categorias prancha, pré-mirim, mirim, petiz, infantil, juvenil, adulto, além de máster A, B, C e D, contemplando assim nadadores de todas as faixas etárias. Na categoria prancha, a prova consistiu em 25 metros livre pernada, com auxílio da prancha. Nas categorias compreendidas entre pré-mirim e máster, as provas foram de 25 metros dos quatro nados (livre, peito, borboleta e costas). Cada participante pode nadar até duas provas individuais.