Casa da Cultura comemora 30 anos com shows de Leoni e George Israel

0
1072

Data será celebrada com programação especial, repleta de música e teatro. Atrações serão oferecidas no quintal da Casa, entre os dias 26 e 28 de maio

Um dos principais pontos turísticos e marco histórico da cidade, a Casa da Cultura Josephina Bento, comemora 30 anos de fundação em maio. A Fundação Artístico-Cultural de Betim (Funarbe) preparou uma programação especial, de 26 a 28, Para celebrar a data.

Na sexta-feira, 26, as atrações que vão abrir a comemoração serão: Orquestra Sinfônica de Betim ““ Unimed, Canto Coral das escolas municipais de Betim, Coral da Apromiv, Coral “Cá Entre Nós” , além de mais uma edição da “Sexta Sinfônica” .

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No sábado, 27, a comemoração vai receber o espetáculo Pavão Misterioso, do grupo Teatro Circular, e o espetáculo de balé “A Bela e a Fera” , Cia de Balé Geviana, com a participação especial dos alunos de teatro dos centros populares de cultura (CPCs).

Já no domingo, 28, o evento conta com apresentações musicais a partir das 15h. O quintal da Casa vai receber os shows do betinense, Dudu Mendes, e do saxofonista George Israel, com a participação do cantor Leoni. Para participar, é necessário trocar 2 kg de alimentos não perecíveis, exceto sal e fubá, pelo ingresso.

Para o presidente da Funarbe, Dudu Braga, homenagear  um dos principais patrimônio de Betim, que serve de palco para exposições individuais, coletivas de artistas plástico, lançamento de livros, apresentações musicais, palestras, dentre outros, é nossa obrigação e nosso orgulho!  Além disso, dentro da casa está exposto um significativo acervo, reunido peças da história do município e do Estado, fazendo dela um espaço de conservação da memória betinense, finaliza o presidente.

História

A edificação que serve de sede à Casa da Cultura é considerada a mais antiga da cidade de Betim. Segundo avaliação do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA), dentre outras fontes, sua construção se deu no século XVIII.
Ao longo da história, a edificação foi usada para fins comerciais. Porém, em maio de 1987, foi inaugurada como Casa da Cultura, em homenagem a uma das primeiras professoras da cidade, Josephina Bento da Costa.

Hoje, o espaço cultural representa a história e guarda um importante acervo de conservação da memória betinense. Ela também recebe os principais eventos culturais de Betim: exposições individuais e coletivas de artistas plásticos, lançamento de livros, apresentações musicais e palestras.

Orquestra Sinfônica de Betim – Unimed

Criada em 2014, a Orquestra Sinfônica de Betim ““ Unimed faz parte do projeto “Plano Anual SABRA 2017” , uma parceria entre a Sociedade Artística Brasileira, Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Fundação Artístico-Cultural de Betim (FUNARBE), com o patrocínio do Instituto Unimed-BH.

Confira alguns sucessos de Leoni

Confira alguns sucessos de George Israel

Confirme sua presença no evento!