Campanha “Natal Seguro” é lançada pela Prefeitura de Betim, CDL e órgãos de segurança pública

0
129
Divulgação / PMB

A união das forças de segurança que atuam no município, juntamente com a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Betim (CDL) e a Prefeitura de Betim, deu origem à operação “Natal Seguro”, nesta segunda-feira (11), com objetivo de reforçar o policiamento e a segurança da população nas principais áreas comerciais de Betim, durante as compras de fim de ano, dentre outras medidas. O evento de lançamento ocorreu na sede da CDL Betim, com as presenças de representantes da Polícia Civil, Polícia Militar, Guarda Municipal e da Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transportes e Trânsito (Ecos) – órgãos que vão intensificar suas ações neste período. 

A operação integrada chega uma semana após a iniciativa da Secretaria Municipal Adjunta de Segurança Pública dar início à campanha “Operação Natalina 2023” na segunda-feira (4), com o aumento das rondas e ampliação do efetivo nas ruas durante o período natalino, tendo em vista o grande fluxo de pessoas em função das compras de Natal. Cada órgão de segurança pública que atua no município aderiu à campanha, juntamente com a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Betim (CDL), incrementando o planejamento em conjunto. 

A Guarda Municipal de Betim terá o reforço dos 58 novos guardas concursados que já estão operando nas ruas do Centro de Betim e nas principais vias comerciais dos bairros. Além do aumento do efetivo, o patrulhamento contará com o reforço de mais 8 novas viaturas nas ruas na próxima semana. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Polícia Militar de Minas Gerais ampliará a presença na área central, com um reforço de 16 novos agentes realocados para atuarem nas ruas, somando-os aos cerca de 600 policiais em atuação no município. A Polícia Civil seguirá dando celeridade à apuração de crimes, com o objetivo de deixar a cidade mais segura. 

“Esta operação tem ligação direta na redução dos números de crimes durante o período. É uma satisfação ver as forças de segurança atuando de forma integrada, o que é tão essencial para que cada corporação atue dentro de uma determinada faixa territorial, com planejamento e efetividade. Cada órgão estará atuando dentro da sua competência institucional e integrado às operações de controle”, salienta o secretário-adjunto de Segurança Pública, Júlio César Rachel de Paula.

“Todos os anos, recebemos a preocupação dos lojistas sobre a segurança durante as compras de Natal. Sobretudo, com os riscos durante o horário ampliado de funcionamento das lojas e com o grande fluxo de pessoas e dinheiro nas ruas. A ideia com esta campanha é mostrar que esse trabalho está sendo feito com integração e muita vontade de acertar e proteger lojistas e consumidores”, explica o presidente da CDL Betim, José de Oliveira Barboza.

Trânsito seguro

A Ecos, por meio da Diretoria de Transportes e Trânsito, está executando um projeto de revitalização da sinalização no Centro e nas principais vias comerciais dos bairros, com o objetivo de deixar o trânsito mais seguro e com mais fluidez para os motoristas e para as operações com viaturas. Ações educativas também serão promovidas, com a fixação de 16 faixas, sendo 8 delas no Centro de Betim e 8 nas regiões da cidade com comércio expressivo, orientado aos motoristas para o respeito à sinalização, o uso correto de vagas de estacionamento e o uso obrigatório do rotativo.

*Com informações de PMB