Campanha Abrace Brumadinho busca recuperar turismo na região

0
3401

Ação nacional pretende engajar a sociedade para que volte a frequentar um dos destinos turísticos mais reconhecidos do Brasil e do mundo

As paisagens de montanha fazem parte do cartão postal de Brumadinho/MG. Frame/divulgação

A Associação de Turismo de Brumadinho (ATBR) lançou nesta quinta-feira (16), uma campanha nacional que destaca e valoriza os atrativos turísticos da região. Batizada de Abrace Brumadinho, a iniciativa tem como objetivo resgatar o fluxo normal de visitantes de um dos principais destinos brasileiros para cultura, ecoturismo, culinária e acolhimento típicos mineiros.

O turismo é uma das forças motrizes da economia local – o município encontrou na hospitalidade sua verdadeira vocação. No entanto, desde janeiro, o movimento de hotéis e pousadas foi reduzido em mais de 50%.  Segundo Leonardo Esteves, presidente da ATBR, é preciso mostrar que a cidade está de braços abertos para receber os viajantes. “Queremos reforçar, com esta iniciativa, que a região está de pé e esperando ansiosamente para receber a todos”, afirma.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com uma extensão territorial quase duas vezes maior que a de Belo Horizonte, Brumadinho reúne belezas naturais como parques ecológicos, cachoeiras e trilhas, além da arte contemporânea do Inhotim, que fez do município referência mundial. Entre os principais distritos e povoados estão Casa Branca, a Encosta da Serra da Moeda e Piedade do Paraopeba.

Conceito

Vista aérea do Instituto Inhotim, sede de um dos mais importantes acervos de arte contemporânea
do Brasil e considerado o maior museu a céu aberto do mundo.  Frame/divulgação

Criada pela agência de publicidade África, a campanha tem como desafio desmistificar a ideia de uma cidade inacessível ou insegura. “Para dar vida a essa ação e estimular o engajamento que a região precisa, encontramos uma forma que o brasileiro – e o mineiro em especial – entende bem: o abraço. É um ato que traduz acolhimento, afeto, empatia. Ninguém ensina, o abraço é um convite. Foi assim que o mote Abrace Brumadinho surgiu”, explica PC Freitas, Diretor de Atendimento da África.

A campanha tem início nesta quinta-feira, dia 16, com a veiculação de um filme de 60”e 30″ em TV aberta em MG e tv a cabo em todo o território nacional, além de mídia digital nos principais portais de SP/RJ/MG, mídia em aeronaves da Gol, Latam e Azul e anúncios nos principais jornais e revistas destes três estados.

O plano de mídia tem a duração de três meses.

A campanha conta também com o hotsite www.abracebrumadinho.com.br criado especialmente para a ação. A página apresenta o tema e filmes da campanha e direciona os visitantes para o site www.visitebrumadinho.com.br e para o Museu de Inhotim (www.inhotim.org.br), onde o visitante pode encontrar informações sobre hospedagem, restaurantes e roteiros turísticos na região de Brumadinho.

Personagens

Algumas personalidades da região participam da campanha. Além das peças de mídia impressa e TV, será lançada uma série de minidocumentários que contam um pouco mais sobre alguns deles e suas histórias.