Betim utiliza nova tecnologia para transplante de árvores

0
2083
Divulgação/PMB

Betim agora conta com máquinas para replantar árvores inteiras e adultas. Inicialmente, duas “transplantadeiras” otimizarão o serviço, garantindo a sobrevivência de espécies que seriam cortadas.

O processo de transplante está sendo feito pela equipe da Gerência de Parques e Jardins da Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transporte e Trânsito de Betim (ECOS).

O primeiro transplantio foi realizado no dia 15 deste mês. Duas palmeiras foram retiradas do Viveiro Municipal, no bairro Pingo D’Água, e transplantadas para o canteiro de obras da nova Capela, ao lado da Praça Milton Campos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com o  diretor de Serviços Ambientais da Ecos, Ronie Von Fonseca, é muito comum ver árvores sendo cortadas por conta do crescimento urbano, apesar dessas plantas levarem centenas de anos para crescerem e de trazer benefícios para a   cidade.

“São duas máquinas capazes de remover e replantar a árvore em outro local, sem nenhum dano para ela. Basta levar o caminhão até o local, que a tecnologia realiza o serviço (cava em volta sem danificar as raízes e levanta a planta com a facilidade). Esta é uma forma de preservar o meio ambiente e atender às demandas da urbanização. As cidades precisam de mais árvores ao invés de cortá-las. Mas, sem dúvidas, a medida reduz os prejuízos”.

Arborização na cidade

Divulgação/PMB

Por meio do programa Disque Plantio, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente  e Desenvolvimento Sustentável de Betim (Semmad), serão plantadas 92.870 mudas até março, final do período chuvoso. Até o momento, 77.372 já foram plantadas por todo o município.

O secretário da Semmad, Ednard Tolomeu, explica que Betim é uma cidade industrial, e, pelo perfil socioeconômico, são necessárias intervenções no meio ambiente. “Agora com a transplantadeira, vamos garantir que árvores já adultas continuem exercendo as funções ecossistêmicas em um novo local, não sendo necessária a supressão. Aquelas que forem necessárias suprimir, serão compensadas com o plantio de três mudas para uma se forem cortadas mais de 50, ou a compensação de 5 mudas para cada árvore cortada”.

“O Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental de Betim (Codema) já normatizou o assunto e existe deliberação normativa que autoriza o transplantio”, enfatiza.