Betim trabalha para realocar população de rua durante a pandemia do Covid-19

0
1086

Medida é parte do Plano de Ação foi publicada no Órgão Oficial

Imagem ilustrativa

A Prefeitura intensificou o Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS), ligado à Secretaria Municipal de Assistência Social, para garantir que a população em situação retorne às suas famílias ou sejam encaminhadas para instituições parceiras do município, até o final da pandemia do Coronavírus (Covid-19). Esta é uma das recomendações previstas pelo Plano de Ação Emergencial para enfrentamento do Vírus na População em Situação de Rua, publicado no Órgão Oficial desta quarta-feira (26).   A publicação reúne as medidas elaboradas pelo Comitê de Monitoramento e Assessoramento da Política Municipal para População em Situação de Rua de Betim (Comitê POP de Rua), no enfrentamento ao Covid-19.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Fabiane Patrícia Quintela, o Plano de Ação tem como objetivo conscientizar, monitorar e prevenir o contágio e proliferação do vírus, entre as pessoas em situação de rua do município. “Nossa equipe de abordagem social está fazendo um trabalho de conscientização durante este período, em que é recomendado ficar em casa, para que todas as pessoas em situação de rua sejam realocadas. Desta forma, iremos reduzir as chances de contaminação e proliferação do vírus entre elas”, ressalta A secretária informa que, além de orientar essas pessoas a retornarem para suas famílias ou encaminharem para serem acolhidas pelo Albergue Vitor Braigh, foram firmadas parcerias com comunidades terapêuticas e outros núcleos de acolhimento às pessoas em situação de rua, para que elas tenham onde ficar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Outra medida estabelecida pelo Plano de Ação é o atendimento   continuado do Centro Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), que, agora, trabalha em regime de plantão, aos finais de semana e feriados. “Estamos diante de um decreto de calamidade de saúde no município e precisamos garantir que todos os procedimentos de higienização pessoal, bem como aferição de temperatura – por meio do termômetro infravermelho, distribuição de máscaras e álcool em gel sejam realizados com sucesso, conforme protocolo das autoridades de saúde”, reforça a secretária. Segundo ela, além de reforçamos o atendimento em nossa sede, abrimos um anexo do albergue na Avenida Brasil, 60, Jardim Casa Blanca, que será utilizado como reforço nos atendimentos, e, possivelmente, como isolamento social para eventuais casos suspeitos do Covid – 19, que apresentem sintomas leves da doença e que não necessariamente precisam ser encaminhados para um hospital.

Durante a pandemia, será mantida a distribuição de marmitex do Restaurante Popular para a população em situação de rua nos dias úteis. Nos finais de semana e no período noturno, as refeições serão produzidas na sede da Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Velhice (Apromiv), em parceria com Prefeitura de Betim, para serem distribuídas por voluntários às pessoas em situação de rua, dentro e fora dos abrigamentos do município.

Fabiane Quintela ainda acrescenta que, em decorrência da pandemia, muitos migrantes e trecheiros têm chegado ao município. “Nossa previsão é que, muito em breve, nossos serviços estejam sobrecarregados por pessoas que vêm de outros municípios. Diariamente, estamos recebendo entre 8 e 10 pessoas em busca de assistência. Sabemos que nem todos os municípios têm a mesma infraestrutura que o município de Betim, mas tememos que a sobrecarga em nossa demanda comprometa nossos serviços”, alerta.

Centro Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP)
Rua Romualda Augusta de Melo, 267, Centro
Telefone: (31) 3591-1224 / 3593-9636

Albergue Vitor Braigh
Rua do Rosário, 2.345, Senhora das Graças.
Telefone: (31) 3596-8828