Betim recebe Festival de Ciência “Pint of Science”

0
1868

Curso de Administração da PUC Betim traz o evento pela primeira vez para a cidade, nos dias 14, 15 e 16 de maio

Foto: Divulgação/PUC Minas Betim

Um dos maiores festivais de ciência do mundo desembarca em Betim, nos dias 14, 15 e 16 de maio. Realizado em mais de 20 países, o Pint of Science reúne pesquisadores, cientistas e cidadãos comuns, em bares e restaurantes, para falar sobre assuntos técnicos, mas de uma forma diferente: por meio de uma linguagem acessível a todos.

Para sediar o evento, é necessário passar por um processo de seleção. A cidade de Betim foi inscrita pelo coordenador do Curso de Administração do Campus Betim, professor Osvaldo Maurício de Oliveira, por meio de edital divulgado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes), e em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig).  “O evento traz a oportunidade de especialistas e população debaterem assuntos relacionados ao papel da ciência para a inovação e desenvolvimento econômico e social, em um ambiente descontraído e por meio de uma linguagem acessível a todos”, afirma o professor.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O evento acontece simultaneamente em dois bares ou restaurantes da cidade, e serão discutidos dois temas por noite, em cada um deles. De acordo com as regras do evento, o estabelecimento que recebe o Pint of Science não pode cobrar couvert. Para participar, não é necessário se inscrever, e a reserva de mesas fica a critério do estabelecimento. Confira a programação completa em: https://pintofscience.com.br/events/betim

O Festival

O Pint of Science teve início em 2013, na Inglaterra, e chegou ao Brasil em 2015, por meio do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. No ano passado, 22 municípios brasileiros participaram do evento. Nesta edição, o número saltou para 56 cidades, abrangendo todas as regiões do país.

Confira a programação do evento em Betim:

Data: 14 de maio

Onde: Restaurante Dona Fulô – Culinária Nordestina, que fica na Rua do Rosário, 167, bairro Angola.

  • Inovação e a Revolução das Startups, o empreendedor serial, Everson Costa.
  • A Jornada da Biomimetic Rumo à Inovação, com a engenheira de Materiais e mestranda em Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual, Lorena Viana Souza.

Onde: Black Bull Steak House, que fica na Avenida Juiz Marco Túlio Isaac, 1119, NO Shopping Monte Carmo.

  • A Era da Aceleração, com engenheiro eletrônico e especialista em inovação, Mauro Carrusca.
  • Inovações Tecnológicas e o Contexto 4.0: impactos futuros para as pessoas e empresas, com o doutor e mestre em Ciência da Informação, Frederico Cesar Mafra Pereira.

Data: 15 de maio

Onde: Restaurante Dona Fulô – Culinária Nordestina, que fica na Rua do Rosário, 167, bairro Angola.

  • Ansiedade e Depressão no Mundo Contemporâneo, com o psiquiatra e professor do Curso de Medicina da PUC Minas, Renato Diniz Silveira
  • Real e Imaginário: como funciona o nosso cérebro?, com o pediatra e professor do Curso de Medicina da PUC Minas, Eduardo Carlos Tavares.

Onde: Restaurante Arriba, que fica na Avenida Juiz Marco Túlio Isaac, 1119, NO Shopping Monte Carmo.

  • Empresas Sociais no Contexto Brasileiro: os desafios de conciliar a geração de valor social e ambiental com o valor econômico, com o doutor em Administração de Empresas e professor da PUC Minas, Armindo Teodósio.
  • Teoria Sociológica do Crime, com o mestre em Ciências Políticas e professor da PUC Minas, Gilberto Damasceno.

Data: 16 de maio

Onde: Restaurante Dona Fulô – Culinária Nordestina, que fica na Rua do Rosário, 167, bairro Angola.

  • A Sustentabilidade Nossa de Cada Dia, com químico, especialista em engenharia ambiental e mestrando em sustentabilidade, Paulo Taveira.
  • Ciência e Sustentabilidade no Meio Ambiente Urbano, com o biólogo e doutor em ecologia, Fabiano Alcísio e Silva.

Onde: Cadillac Pizza e Bar, que fica na Avenida Juiz Marco Túlio Isaac, 1119, no Shopping Monte Carmo.

  • O que é Concept Design: por que o mercado precisa dele?, com o artista Nilo Estanislau do Rosário, da empresa Deuses e Monstros.
  • Design não é Desenho, com a design gráfico, especialista em gestão de marcas, Gisele Ribeiro Ramos.