Betim realizará mutirão de capina no Dia Nacional da Limpeza Urbana

0
725

Ação envolverá mais de 100 colaboradores em três regionais da cidade

Divulgação/Ecos

Nesta quinta-feira (27), a Prefeitura de Betim realizará mais uma ação voltada para a limpeza urbana. A partir das 8h, 16 equipes de capina, compostas por sete colaboradores cada, tomarão as avenidas Porto Alegre, José Inácio Filho, Cel. Abílio Rodrigues Pereira e vias adjacentes do Distrito Industrial do Bandeirinhas para realização de um mutirão de limpeza e capina. A iniciativa celebra o Dia Nacional da Limpeza Urbana e traz para os holofotes a importância de cada cidadão ser um agente ativo na manutenção do nosso meio ambiente.

De acordo com o diretor de Serviços Ambientais da Empresa de Construções, Obras e Serviços de Betim (Ecos) Ronie Von Fonseca, o mutirão é uma forma de dar visibilidade à importância de todos aqueles que atuam nos diversos serviços relacionados à temática na cidade. “As pessoas, no dia a dia, muitas vezes não percebem a importância do trabalho das varredeiras, de quem faz a capina, daqueles que coletam resíduos, entulhos. São trabalhos periódicos, mas que, se não realizados, em poucos dias mudam, para pior, a realidade na cidade. Foi como encontramos Betim quando essa gestão assumiu a Prefeitura. Muito lixo e entulho para ser recolhido em diversos bairros. Atualmente, temos ainda muitos desafios, mas uma perspectiva muito melhor de futuro”, explica.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De janeiro a agosto de 2020, os profissionais de limpeza urbana já capinaram mais de 42 mil km2 em Betim, varreram mais de 44 mil km pelas vias e recolheram mais de 50 mil toneladas de entulho. Além destes, resíduos domiciliares também entram na conta e, no município, são cerca de 7 mil toneladas por mês.

Novas iniciativas

A Prefeitura de Betim vem colocando em práticas novas ações voltadas para a limpeza urbana, tais como os programas Ecoentulho e Coleta Seletiva. O primeiro tem como objetivo reciclar resíduos da construção civil para reutilizá-los nas vias não pavimentadas do município (que não são poucas). “Betim ainda conta com mais de 150 km de ruas não asfaltadas, ruas que precisam de manutenção, patrolamento e, assim, manterem suas condições de trafegabilidade. Com o material reciclado na Usina, em Citrolândia, pegamos a brita triturada e aplicamos nestas vias”, explica Fonseca.

Inaugurada em agosto de 2018, a Usina de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil já triturou e produziu mais de 510 mil toneladas de brita. “O projeto Ecoentulho não se resume apenas à distribuição de caçambas para os resíduos na cidade. É um projeto que envolve ações de âmbito educativo, com palestras nas escolas e cartilhas educativas para os estudantes; ações de âmbito coercitivo, com notificação e autuação daqueles que insistem em descartar entulhos em locais inapropriados; e também uma iniciativa que projeta Betim para o futuro pensando sempre na sustentabilidade”, afirma a presidente da ECOS Marinésia Makatsuru.

Outra ação recente é o programa de Coleta Seletiva com caçambas também colocadas nas ruas e avenidas do município. “Temos já um serviço de coleta seletiva na cidade e, recentemente, ampliamos com as caçambas nas escolas e nas ruas. Betim tem tudo para ser exemplo, pois as sementes estão sendo plantadas nessa gestão. Falar de limpeza urbana, de sustentabilidade é olhar para a cidade a médio e longo prazo. Só com o envolvimento da população que lograremos êxito neste sentido”, finaliza Ronie Von Fonseca.