Betim publica edital para contratação de 229 agentes de saúde

0
106
Arquivo / PMB

A Prefeitura de Betim deu início, nesta semana, aos trâmites para o processo seletivo que vai contratar 109 agentes comunitários de saúde (ACSs), 110 agentes de combate a endemias (ACEs) e dez supervisores de campo. A iniciativa permitirá um acréscimo de mais de 30% no quadro setorial desses profissionais, que atuam de forma integrada em ações de promoção da saúde, de vigilância e de prevenção de doenças como a dengue e demais arboviroses. O edital com todas as diretrizes do processo pode ser acessado pelo portal da prefeitura (www.betim.mg.gov.br). De acordo com o cronograma do município, as inscrições para a seleção devem ter início no dia 10 de abril.

Atualmente, Betim possui 453 ACSs, 124 ACEs e 16 supervisores de campo em atuação. Os ACSs fazem parte da equipe multiprofissional das unidades de atenção básica. Eles realizam a integração do serviço com a comunidade, acompanhando os usuários e desenvolvendo ações educativas em domicílios e/ou coletivas de promoção da saúde e prevenção de doenças. 

Já os ACEs e supervisores de campo estão ligados à Vigilância em Saúde. Eles realizam atividades de monitoramento, prevenção e controle de doenças e, também, de promoção da saúde. Dentre as competências desses agentes está a orientação da comunidade para a prevenção de doenças infecciosas e/ou de transmissão vetorial, como as arboviroses, e outros agravos provocados por animais peçonhentos. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Os agentes comunitários de saúde e de combate a endemias têm papel fundamental nas ações de promoção da saúde e de prevenção de doenças, pois possuem um vínculo estreito com a comunidade, acompanhando a rotina e os hábitos dos moradores. O processo seletivo vai ampliar significativamente o número de profissionais em ação, tornando nossa força de trabalho mais ostensiva, aumentando nosso alcance e possibilitando melhorias nos indicadores de saúde do município, sobretudo nesse período crucial de combate à dengue e às demais arboviroses”, afirma o secretário municipal de Saúde, Heron Guimarães. 

Clique aqui e confira o edital!

*Com informações de PMB