Betim promove vacinação contra o HPV

0
818
Anselmo UBL 

Meninas com idade entre nove e 14 anos completos, e meninos com idade entre 11  e 14, poderão se imunizar contra o Papilomavírus humano (HPV). Para tanto, os adolescentes não devem ter tomado as duas doses da vacina ou precisam receber a segunda dose. A vacinação será nos dias 17 de julho, das 10h às 16h, na Câmara de Vereadores de Betim (acesso pela praça Tiradentes, Centro), e no dia 19 de julho, das 13h30 às 17h30, no Monte Carmo Shopping.

 

A equipe do setor de Imunização, da Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), estará vacinando os pacientes que pertencem à faixa etária. É obrigatório levar o cartão de vacinação. Adolescentes que estiverem sem a presença dos pais ou responsáveis, precisa também levar obrigatoriamente o termo de consentimento assinado pelo responsável (Modelo anexo).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

O HPV faz parte de um grupo de vírus, transmitido por via sexual, que provocam formação de verrugas na pele, e nas regiões oral, genital, uretra e anal. As lesões genitais podem ser de alto risco, podendo causar tumores malignos, como câncer de colo do útero e pênis.  A vacina previne contra quatro tipos principais do vírus. A imunização é feita em duas doses, com a segunda aplicação ocorrendo seis meses após a primeira.

 

Além dos postos volantes, a vacina contra o HPV está disponível durante todo o ano nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Em 2019, 1.184 meninos na faixa etária foram imunizadas com a 1ª dose e 1.366 receberam a 2ª dose; 1.162 meninas na faixa etária foram imunizadas com a 1ª dose e 1.169 receberam a 2ª dose.