Betim promove mais três mutirões combate à dengue nesta semana

0
105
Arquivo / PMB

A Prefeitura de Betim segue intensificando as ações de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika. Nesta semana, mais três regionais da cidade recebem o mutirão para eliminação de focos do inseto. Na quarta-feira (7), os trabalhos serão na regional Petrovale; na quinta-feira (8), no PTB; e na sexta-feira (9), em áreas da regional Centro. As equipes percorrerão, durante todo o dia, as áreas mais infestadas de cada regional. 

O mutirão é uma ação intersetorial que envolve as secretarias de Saúde e de Gabinete, as gerências regionais e a Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transportes e Trânsito (Ecos). Os agentes de combate a endemias (ACEs) percorrem os imóveis fazendo a eliminação e o tratamento focal com larvicida dos criadouros de larvas do mosquito. Os agentes comunitários de saúde (ACSs), em conjunto com profissionais das gerências regionais e das outras pastas envolvidas, entregam materiais informativos e orientam a população sobre os cuidados para evitar água parada. As equipes de limpeza percorrem os bairros realizando a higienização das áreas com descarte irregular de lixo. Na ação são recolhidos entulhos, pneus, inservíveis e outros resíduos descartados incorretamente. 

As agendas dos mutirões estão sendo programadas sempre no início de cada semana, conforme os indicadores de taxa de incidência de casos das doenças por bairros e do número de atendimentos realizados na rede municipal de saúde. As regionais Teresópolis, Imbiruçu, Norte e Alterosas já receberam as equipes nas duas últimas semanas. Ao todo, já foram recolhidas 704 toneladas de entulhos e resíduos de áreas com descarte irregular. Além disso, foram retiradas 60 toneladas de entulhos das caçambas do Eco Entulho e das Unidades de Recebimento de Pequenos Volumes (URPVs), bem como recolhidos 1.405 sacos de lixo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Arquivo / PMB

*Com informações de PMB