Betim promove “Dia D” para Trabalhador Imigrante

0
618

Ação de acolhimento oferecerá serviços de emissão de documentos e orientações de saúde durante todo o dia

A Superintendência do Trabalho, Emprego e Renda (SETER) promoverá na próxima quinta-feira, 12, das 8h às 16h, uma ação de acolhimento aos trabalhadores imigrantes em Betim. A ação tem como objetivo garantir  acesso do trabalhador imigrante à política de Trabalho, Emprego e Renda por meio dos serviços ofertados pelo município.

O “Dia D do Trabalhador Imigrante” oferecerá emissão de documentos, encaminhamentos para cursos e oficinas profissionalizantes, além de orientações de saúde. “ Em se tratando de uma cidade com título de um dos mais importantes polos industriais do país, Betim  está na rota da imigração profissional. Já é diagnosticado um aumento da demanda por atendimento dos profissionais estrangeiros e com isso preparamos um dia exclusivo para oferecer o que é previsto por lei, para que esses profissionais tenham acesso ao mercado de trabalho” destaca Fabiane Quintela, secretária municipal de assistência social de Betim.

Diagnóstico de perfil – Durante a ação de acolhimento a Prefeitura de Betim dará início a um levantamento de dados sobre o perfil do profissional estrangeiro em Betim, a fim de elaborar um diagnóstico mais assertivo das necessidades desses profissionais. “ No dia a dia dos trabalhos de seleção de profissionais e encaminhamentos às vagas disponíveis para o mercado de trabalho na cidade temos vivenciado o aumento no atendimento de trabalhadores imigrantes. Com isso, este diagnostico será uma excelente ferramenta de trabalho a fim de atendermos com mais precisão à estes trabalhadores” destaca Antônio Carlos Rocha,  superintendente de Trabalho, Emprego e Renda de Betim.

Ainda de acordo com o superintendente, é necessária uma atuação conjunta de todas as frentes de trabalho em prol dos direitos dos imigrantes, para o sucesso dessa ação. “Nós contamos com o apoio de todas as instituições que de alguma forma lidam com os imigrantes para propagarem essa iniciativa do município, para os que aqueles que se encontram em nossa cidade possam estar com toda a documentação exigida, e devidamente qualificados, para eventuais oportunidades de trabalho ”explica.

O “Dia D do Trabalhador Imigrante” é uma realização da Secretaria de Assistência Social por meio da Superintendência do Trabalho, Emprego e Renda em parceria com a Secretaria de Saúde.

 

Dia D do Trabalhador Imigrante

Data: 12/09 – quinta-feira

Horário: 8h às 16h

Local: Superintendência do Trabalho, Emprego e Renda (SETER), rua Tito Pedrosa, 55, Angola.