Betim promove a saúde do homem no Novembro Azul

0
331
Imagem ilustrativa

Para celebrar o Novembro Azul, a Secretaria Municipal de Saúde de Betim está promovendo diversas ações para a promoção da saúde do homem, ao longo deste mês. Nas unidades básicas de saúde (UBSs) atividades educativas e preventivas, como orientações sobre o câncer de próstata, aferição de pressão arterial e glicose, rodas de conversa e palestras sobre os cuidados com a saúde do homem, dentre outras, estão sendo realizadas para o público masculino. Quem tiver interesse em participar, basta procurar a sua UBS de referência para conferir a programação e obter mais informações.

Uma grande ação será realizada no dia 28 de novembro para alertar sobre a educação e cuidados sobre o diabetes. O evento, realizado pelo Hospital Evangélico em parceria com a Prefeitura de Betim, acontecerá no Shopping Monte Carmo-Betim, das 10 às 17h. No local, diversos serviços gratuitos serão oferecidos para a população diabética, como avaliação do pé diabético, avaliação oftalmológica de fundo de olho e orientações nutricionais.

A ação é voltada para as pessoas diabéticas, mas, mesmo quem não possui a doença poderá participar, pois serão realizados testes de glicemia, que podem indicar o diagnóstico da doença. Um dos objetivos é informar a população não diabética sobre os riscos da patologia e as medidas corretas a serem adotadas para a redução de fatores de risco. Já para os diabéticos, é importante participar para aumentar o conhecimento sobre a doença e reduzir o preconceito, obter mais informações sobre o tratamento adequado e a importância do autocuidado e como estabelecer medidas de redução dos fatores de risco.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para evitar a aglomeração, as consultas serão limitadas e estão sendo agendadas por meio de inscrição no link: encurtador.com.br/aBCI6 . Todas as medidas de higienização e segurança serão tomadas durante a realização das ações, para evitar possíveis contaminações pelo novo coronavírus.

O diabetes
De acordo com a Associação Nacional de Atenção ao Diabetes (Anad), o diabetes mellitus é uma das doenças crônicas mais prevalentes no mundo e vem aumentando sua incidência no Brasil, estimando-se cerca de 14,3 milhões de diabéticos, atualmente, no país. É uma doença silenciosa, em especial o tipo 2, que, com a demora no diagnóstico, pode implicar diversos acometimentos. A retinopatia diabética, a nefropatia, a cardiopatia, a neuropatia e a amputação de membros são as principais complicações que ocorrem com o avanço da doença.

A doença possui como principais fatores de risco a obesidade, o sedentarismo, a hipertensão arterial, os altos níveis de colesterol e triglicérides, idade acima de 40 anos e estresse. A prevenção é a melhor maneira de controlar o avanço do diabetes. Para isso é necessário educar a população para identificar os fatores de risco, mudar hábitos de vida e procurar auxílio médico nos casos necessários.