Betim oficializa prorrogação de contrato com Viação Santa Edwiges até conclusão de nova licitação do transporte público

0
169
Adeilson Andrade

A Prefeitura de Betim oficializou nesta segunda-feira (4) a prorrogação do contrato de concessão de transporte público com a Viação Santa Edwiges, garantindo a continuidade do serviço até que a nova licitação seja concluída. O contrato vigente terminaria nesta terça-feira (5), mas com a sanção do Projeto de Lei nº 223/2024 pelo prefeito Vittorio Medioli, a operação da empresa seguirá até o término do processo licitatório que pretende implementar melhorias nos serviços. O ato foi publicado no Órgão Oficial.

Wilton Magno Leite, presidente da Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transportes e Trânsito (Ecos), destacou que o projeto, proposto pelo Executivo, visa evitar a interrupção de um serviço essencial para a população. “O transporte público é fundamental para a mobilidade urbana. Sua paralisação prejudicaria a rotina de trabalhadores, estudantes e cidadãos que dependem do sistema para acessar serviços básicos, como saúde e educação.”

O Projeto de Lei aprovado pelo Legislativo incluiu duas emendas. A primeira impede a utilização de veículos com mais de 13 anos, e a segunda permite a renovação da concessão por até 12 meses ou até o término da nova licitação, que será conduzida pela Ecos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nova licitação e melhorias

Para 2025, a Ecos planeja realizar um mapeamento detalhado da malha viária e das demandas de transporte público em Betim. Segundo Wilton Leite, essa análise será fundamental para a criação de um novo edital que contemple as necessidades dos usuários, visando aprimorar o serviço no município.

Ampliação do transporte de baixa capacidade

Além da prorrogação do contrato com a Viação Santa Edwiges, Betim também está retomando um processo licitatório para o Sistema de Transporte de Baixa Capacidade (vans). Interrompida por uma ação judicial em 2019, a licitação agora segue adiante após um acordo entre a prefeitura e a empresa. A previsão é que o processo seja retomado em novembro, com a seleção e o chamamento de novos permissionários, permitindo que o número de vans no município aumente de 135 para até 200.

“Com a ampliação do transporte de baixa capacidade, poderemos atender mais itinerários e oferecer uma cobertura maior para os usuários,” conclui Leite, ressaltando que a medida visa ampliar a mobilidade e melhorar o atendimento à população de Betim.