Betim lança obras para construção da Vila dos Idosos com investimento de R$ 17 milhões

0
7449
Edson Dutra

A Prefeitura de Betim lançou, na manhã desta terça-feira (31), o projeto de reforma e novas construções no antigo Hotel Campanário, que será transformado no Instituto de Longa Permanência para Idosos (ILPI) “Pedro Cirino de Bastos”. A solenidade de lançamento aconteceu no próprio local, situado na rua José Capitão, nº 1.270, bairro Citrolândia.

O novo Instituto contará com uma estrutura moderna e adaptada para atender idosos em regime de internação prolongada. De acordo com o projeto, desenvolvido pela Secretaria de Ordenamento Territorial e Habitação (Sorteh), serão reformados os dormitórios, banheiros, área de convívio, refeitório, cozinha, espaço para atividades recreativas, lavanderia e área externa, que incluirá piscina e quadra. Além disso, serão construídos novos espaços como vestiários, salas de atendimento e áreas de descanso para os funcionários, assegurando conforto e qualidade para todos.

Com um investimento total de aproximadamente R$ 17,3 milhões, o projeto não apenas contempla as obras físicas, mas também a implementação e operacionalização dos serviços de acolhimento institucional. Em sua segunda fase, a Vila dos Idosos oferecerá 132 vagas destinadas a idosos em situação de vulnerabilidade, como casos de violência, abandono ou fragilização de vínculos familiares.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A iniciativa integra o plano de governo do prefeito eleito Heron Guimarães, que tem como meta ampliar a capacidade de acolhimento de idosos no município. Atualmente, Betim conta com três ILPIs conveniadas: o Instituto Antônio Pereira, o Núcleo de Assistência Espírita Paz e Trabalho (Naept) e o Lar Vicentino. A construção da Vila dos Idosos representa um passo significativo para fortalecer a rede de assistência social na cidade.

A execução das obras ficará a cargo de uma Organização da Sociedade Civil (OSC) selecionada por meio de chamamento público realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, com o apoio dos Conselhos Municipais de Assistência Social e da Pessoa Idosa. A fiscalização e o acompanhamento serão realizados pela Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transportes e Trânsito (Ecos).

“Esse é um marco importante para nossa cidade e para o cuidado com nossos idosos. Transformar o antigo Hotel Campanário em um instituto de longa permanência moderno e acolhedor é um compromisso com a dignidade e o bem-estar daqueles que tanto contribuíram para a nossa sociedade. Com esse projeto, vamos ampliar a rede de assistência e garantir um futuro mais seguro e humano para os idosos em situação de vulnerabilidade. É um orgulho fazer parte dessa transformação e reafirmar que cuidar das pessoas é nossa prioridade”, afirmou a vice-prefeita e secretária municipal de Assistência Social, Cleusa Lara.

Perspectiva do projeto