Betim agora conta com central telefônica para confirmar a presença dos usuários em procedimentos eletivos do SUS

0
29
Arquivo/PMB

Buscando diminuir o número de faltas e melhorar a oferta de procedimentos eletivos na rede municipal de saúde, a Prefeitura de Betim está implantando a Central de Confirmação de Procedimentos Eletivos. A partir de agora, os usuários que tiverem atendimentos agendados, como exames ou cirurgias, receberão o contato de um profissional da Secretaria de Saúde dois dias antes da data marcada para confirmar a presença. A expectativa é que cerca de 200 pessoas sejam contatadas por dia. 

Como explica o diretor de Regulação da Saúde, Cláudio Alves, a central foi criada para diminuir o absenteísmo dos procedimentos, melhorar a comunicação dos agendamentos e otimizar os recursos. “Quando um usuário falta, além perder aquela oportunidade, ele ocupa a vaga que poderia ser de outra pessoa. E mesmo não comparecendo, o município arca com os custos do procedimento agendado. Agora, com o contato da central, o paciente será lembrado do agendamento e, caso não confirme a presença, a vaga poderá ser passada para outra pessoa que aguarda atendimento”. 

Durante o contato, os profissionais da Secretaria de Saúde não pedirão nenhum dado pessoal, somente confirmarão o nome, o procedimento, a data agendada e o comparecimento. O primeiro contato será feito por ligação telefônica. Caso o usuário não atenda, será enviada uma mensagem pelo aplicativo WhatsApp. Se ainda assim não houver retorno, o profissional entrará em contato com a Unidade Básica de Saúde (UBS) referência do paciente para confirmar que ele foi informado do agendamento. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“É importante que os usuários mantenham seu cadastro atualizado nas UBSs, pois é por meio do telefone cadastrado que a equipe entrará em contato. Caso o usuário não tenha o aplicativo WhatsApp, ele poderá deixar o contato de um parente mais próximo”, informou o diretor.