Betim intensifica ações preventivas durante o período chuvoso

0
1210
Prefeitura tem realizado retirada de lixo e entulhos das ruas nos quatro cantos da cidade.

As ações preventivas da Prefeitura de Betim, realizadas por meio da Superintendência de Defesa Civil, ligada à Secretaria Municipal de Governo, estão sendo intensificadas em novembro. A partir da próxima segunda-feira, 27, agentes da Defesa Civil, acompanhados por guardas municipais, estarão distribuindo à comunidade, com atenção especial às de área de risco, panfletos orientando e indicando como os moradores das regiões vulneráveis – e expostas aos danos causados pela chuva – devem proceder em caso de perigo.

As equipes da prefeitura também irão realizar vistorias conjuntas nas principais áreas de alagamento nas dez regionais da cidade. Durante a atividade, os moradores que tem suas casas perto de barrancos, serão orientados a identificar possíveis deslocamentos de terra, e caso seja necessário, como colocar lonas protetivas.

Antes do período chuvoso, a Prefeitura de Betim realizou ações como a limpeza dos córregos, a capina e a poda de árvores, retirada de lixo e entulhos das ruas nos quatro cantos da cidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por meio de divulgação na página oficial da prefeitura no Facebook, e com o apoio da Secretaria Municipal de Comunicação, a população foi alertada sobre a importância de manter a cidade limpa. A desobstrução de trechos em córregos e a manutenção na rede da Copasa, entre outras ações, também foram feitas durante o ano para diminuir os riscos causados durante o período chuvoso, iniciado nas últimas semanas e com previsão de término no final do verão, em março do ano que vem.

Educação preventiva

Além das vistorias conjuntas realizadas pela Defesa Civil e das manutenções realizadas durante o ano, várias atividades estão previstas para os meses de novembro a março. Entre as ações, destaque para a distribuição de cartilhas informativas nas áreas de risco geológico;  afixação de cartazes em escolas, postos de saúde e outros pontos com maior fluxo de pessoas; veiculação de campanha informativa nas rádios; reuniões de reciclagem para os voluntários dos Núcleos de Defesa Civil (Nudec) e a capacitação para os vistoriadores de áreas de risco das regionais.

De acordo com o superintendente de Defesa Civil, Ramiro de Barros, as ações fazem parte do Programa Estrutural em Área de Risco, (PEAR), que tem como objetivo evitar acidentes graves e a preservação de vidas, assegurando proteção para milhares de famílias que residem em áreas com risco de deslizamento, solapamento e inundação.

“O trabalho de informar a população sobre como se prevenir e de como se proteger em casos de chuvas fortes é fundamental. A população deve saber a quem e como  recorrer. A distribuição desses panfletos para a população somados as atitudes conscientes que a prefeitura fez durante o ano, de limpar as ruas, as bocas de lobo, os córregos, as podas de arvores e as capinas além do estudo de áreas de risco, e depois dele as medidas preventivas como as vistorias que realizamos, devem diminuir, neste ano os casos mais graves causados pelas chuvas” afirma, Capitão Ramiro.