Betim instala câmeras para monitoramento das vias mais movimentadas durante o período chuvoso

0
34
Adeilson Andrade

A Prefeitura de Betim segue investindo em ações para reduzir os impactos provocados pelo período chuvoso. Depois da instalação de quatro novos pluviômetros e dois sensores que mensuram o nível de córregos e rios em áreas de risco da cidade, a gestão municipal conclui, nesta semana, a instalação de câmeras nas duas vias de maior fluxo da cidade: as avenidas Edmeia Mattos Lazzarotti e Juiz Marco Túlio Isaac. O objetivo é ampliar as ações de monitoramento da Superintendência de Defesa Civil e também auxiliar o trabalho da Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transporte e Trânsito (Ecos). Além disso, o intuito da prefeitura é possibilitar à população acesso às imagens das vias para que, em caso de tempestades, possam averiguar possíveis interdições ou situações de risco antes de trafegar pelos locais.

As duas novas câmeras operam no mesmo sistema em que os pluviômetros e os sensores. Assim como esses equipamentos, que fornecem informações sobre o clima e volumes de chuvas de forma instantânea, elas transmitem imagens em tempo real que podem ser acessadas pelo aplicativo Monitora Betim, lançado em janeiro pela prefeitura e disponível para download no site betim.mg.gov.br/clima

Para baixar o APP em dispositivos iOS, basta acessar o site. Em seguida, clicar em “compartilhar”. Depois disso, o cidadão deverá acessar a opção “adicionar a tela de início” para que o aplicativo seja instalado no smartphone. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em dispositivos Android, basta acessar o site, clicar nos “três pontos” do navegador, clicar na opção “instalar o aplicativo” e, depois, em “instalar”. Assim que for realizado o processo, o ícone do aplicativo ficará disponível na tela do celular.

O sistema também poderá ser instalado pelo computador. Para acessá-lo, basta acessar o site e clicar no ícone de instalação localizado no canto direito da barra do navegador. O sistema já será instalado em seguida.  

“As câmeras estão localizadas em pontos estratégicos que já são acompanhados constantemente pela Defesa Civil. O acesso às imagens em tempo real por toda a população possibilitará mais segurança no deslocamento em Betim. É importante frisar que, em dias de altas precipitações pluviométricas, a população deve redobrar a atenção ao trafegar nesses locais. Agora, para isso, poderão contar com o apoio da tecnologia”, pontua a superintendente municipal de Defesa Civil, Suellen Reis. 

*Com informações de PMB