Betim inicia trabalhos de urbanização em área que beneficiará 100 famílias na regional Vianópolis

0
1059

Comunidade do Paiol Velho, na regional Vianópolis, recebeu os serviços de topografia para início do projeto

Divulgação/Ecos

Após 10 anos de espera, moradores da comunidade Paiol Velho, na regional Vianópolis, terão a ligação de energia de suas casas regularizadas. A Prefeitura de Betim, por meio da Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transportes e Trânsito de Betim (ECOS), realizou esta semana os trabalhos de topografia para demarcação das ruas e, a partir daí a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) irá elaborar o projeto elétrico.

Todo esse processo foi possível graças a uma força tarefa para regularizar a situação da área, que foi loteada irregularmente pelo proprietário. “De acordo com a lei municipal nº 6766, de 19 de dezembro de 1979, é de responsabilidade do empreendedor todas as obras de infraestrutura do loteamento como pavimentação, rede de esgoto, rede elétrica, entre outros”, explicou a presidente da ECOS Marinésia Makatsuru. “Quando assumimos a gestão, por intermédio do gerente da regional Vianópolis, iniciamos os diálogos com os moradores para que a situação fosse regularizada. Em parceria com a comunidade a área foi inclusa no Plano Diretor do Município em 2018 e, a partir daí, conseguimos tornar a comunidade uma Área de Interesse Social e as melhorias foram iniciadas”, destacou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A partir da próxima semana, a Cemig dará início ao projeto elétrico. “Estamos finalizando o projeto com as demarcações das vias. Em seguida será feito o projeto elétrico, que deverá contemplar cerca de 900 metros de extensão de rede elétrica e 30 postes com luminárias. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos em até 120 dias”, finalizou Marinésia.

Melhorias

O gerente da regional Vianópolis Gilberto Mendes, conta que muitos benefícios já foram executados. “Com a comunidade sendo reconhecida como Área de Interesse Social, conseguimos, junto à ECOS, executar trabalhos para trazer mais dignidade para as famílias, como a limpeza de fossa, coleta de lixo e patrolamento das ruas, que antes se encontravam intransitáveis”, disse.

Maurício de Oliveira, presidente da associação do Paiol Velho, relata a emoção em ver o resultado de tanta luta. “Estamos tentando regularizar a nossa situação desde 2010, mas não tivemos abertura para isso nos governos anteriores. Quando a atual gestão assumiu, procuramos a gerência da regional Vianópolis e a ECOS, que nos atendeu prontamente e nos ajudaram a dar seguimento nos processos necessários. A comunidade está muito feliz com as melhorias que tivemos e em finalmente termos um fornecimento de energia regularizado”.

Urbanização

Outra importante ação para os moradores já começa a ganhar forma. A urbanização da comunidade. O diretor de Manutenção de Obras Públicas da ECOS Wilton Mango Leite, realizou esta semana uma visita técnica ao loteamento para avaliar a área e definir a demarcação das ruas e os locais que vão receber o sistema de drenagem. Tão logo seja concluído o projeto topográfico, será iniciada a criação do projeto de urbanização.