A Prefeitura de Betim lança, a partir desta segunda-feira (4), a Campanha Estadual de Multivacinação para crianças e adolescentes de 0 a 14 anos. Em vigor até o dia 29 de novembro, a iniciativa visa garantir a atualização da caderneta de vacinação de jovens que, por diferentes razões, não receberam uma ou mais doses previstas no Calendário Nacional de Vacinação.
Durante a campanha, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Betim estarão abertas das 8h às 17h para a aplicação das vacinas. O ponto alto da mobilização será no Dia D, programado para o sábado, 23 de novembro, quando as UBSs funcionarão excepcionalmente no mesmo horário para atender à demanda de atualização do cartão de vacinas. O Vacimóvel também estará em ação, com um cronograma semanal disponível no portal da prefeitura, ampliando o acesso à vacinação em diversas regiões do município.
Para que as vacinas sejam aplicadas, os pais ou responsáveis devem levar um documento de identificação pessoal, bem como o cartão de vacinas e a identidade da criança. Os profissionais de saúde avaliarão a situação vacinal de cada jovem, aplicando as doses necessárias para atualização do calendário de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde.
Esquema vacinal contra a poliomielite
A partir de novembro, Betim implementa também uma alteração importante no esquema vacinal contra a poliomielite, conforme orientações do Ministério da Saúde. A vacina oral (VOPb), popularmente conhecida como “gotinha”, deixará de ser aplicada nos reforços. O novo esquema prevê apenas a vacina inativada poliomielite (VIP), que é administrada de forma injetável.
Com essa mudança, as duas doses de reforço anteriormente aplicadas com a VOPb serão substituídas por uma única dose da VIP. Essa medida reflete a constante adaptação do sistema de imunização para garantir maior segurança e eficácia na prevenção da poliomielite.
O esquema vacinal contra a poliomielite será o seguinte:
– 2 meses: 1ª dose de VIP
– 4 meses: 2ª dose de VIP
– 6 meses: 3ª dose de VIP
– 15 meses: dose de reforço de VIP
A decisão da mudança foi baseada em critérios epidemiológicos, evidências científicas sobre a vacina e recomendações internacionais para deixar o esquema vacinal ainda mais seguro.
Cobertura vacinal
O Ministério da Saúde estabelece meta de 95% de cobertura vacinal para quase todos os imunizantes disponíveis no Programa Nacional de Imunizações (PNI). Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde de Betim, a cobertura vacinal para os imunizantes BCG, Hepatite A e B, e Tríplice Viral (dose 1) está acima da meta na cidade, contudo, para as demais vacinas, os dados estão abaixo do esperado.
A diretora de Vigilância em Saúde de Betim, Fábia Ariane e Fonseca, destaca a relevância da vacinação como ferramenta essencial para proteger a saúde individual e coletiva. “As vacinas são a principal forma de prevenção contra doenças imunopreveníveis. Manter a imunização em dia fortalece o sistema imunológico, previne a disseminação de doenças e contribui para um ambiente mais seguro para todos”, explica Fonseca.
Coberturas vacinais dos imunizantes destinados a crianças e adolescentes até setembro de 2024 em Betim:
Vacinas para menores de 1 ano
BCG – 102,27%
Hepatite B (menores de 30 dias) – 102,43%
Pentavalente – 84,19%
Poliomielite – 84,64%
Pneumocócica – 83,4 %
Meningocócica C – 78,86%
Rotavírus – 84,06%
Febre Amarela – 88,51%
Vacinas para crianças com idade a partir de 1 ano
Poliomielite 1º reforço – 51,80 ( vacina oral)
Tríplice Viral D1 – 129,49%
Tríplice viral D2 – 72,54%
Pneumocócica (1 ano) – 72,94
Meningocócica C (1 ano) – 59,37%
DTP (1 ano) – 75,34
Varicela – 49,75%
Hepatite A – 96,88%