Betim inaugura Centro Integrado de Operações (COP) e realiza Semana da Segurança Pública

0
124
Divulgação / PMB

A Prefeitura de Betim promove nestas quartas (15), quinta (16) e sexta-feira (17) a Semana da Segurança Pública. A iniciativa, que tem como tema “Segurança pública, direitos humanos e a atuação das forças de segurança junto aos grupos vulneráveis”, inclui blitze educativas, palestra, solenidade de homenagem a profissionais da área que atuam no município e o início de funcionamento do Centro Integrado de Operações (COP), espaço localizado no Centro Administrativo da prefeitura que conta com sistemas de videomonitoramento e comunicação, e reúne serviços de entidades como as guardas Municipal e Patrimonial, a Defesa Civil, a Polícia Militar, dentre outras. 

As ações da Semana da Segurança Pública têm início na quarta (15), das 9h às 11h, com blitze educativas ocorrendo simultaneamente em dois pontos da cidade: na esquina das avenidas Duque de Caxias e Belo Horizonte, no bairro Jardim Teresópolis, e na avenida Doutor José Mariano, nº 100, no bairro Citrolândia. Nos locais, agentes da Guarda Municipal e da Defesa Civil distribuirão materiais informativos sobre o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, e orientarão os moradores em possíveis dúvidas.

Ainda na quarta, o Centro Administrativo da Prefeitura de Betim recebe, das 10h às 12h, a exposição de equipamentos de ressuscitação cardiopulmonar (RCP) e a demonstração dos procedimentos de salvamento por agentes do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As atividades do dia serão concluídas com a apresentação musical da Guarda Civil de Contagem, às 17h30, na Praça do Encontro. No local, agentes da Guarda Municipal de Betim e da Defesa Civil também irão realizar a distribuição de materiais informativos.

Na quinta-feira (16), às 9h, a gestão municipal promove palestra com o chefe da assessoria estratégica da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, Marco Antônio Territo de Barros, sobre a atuação das forças de segurança com os grupos vulneráveis. 

Em seguida, a Secretaria Adjunta de Segurança Pública conduzirá a entrega de certificado de honra ao mérito aos profissionais que se destacaram, em 2023, por seus trabalhos em Betim na Guarda Municipal, na Guarda Patrimonial, na Defesa Civil, na Diretoria de Transportes e Trânsito (Ecos), no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), na Polícia Militar, na Polícia Civil e no Corpo de Bombeiros de Minas Gerais. Ao todo, serão 120 agentes homenageados, sendo 15 de cada órgão. 

Centro Integrado de Operações 

Ponto alto das atividades da Semana, o início do funcionamento do Centro Integrado de Operações (COP), na sexta (17), representa um passo significativo da gestão municipal rumo à integração das forças de segurança que atuam na cidade. O COP centralizará em um mesmo espaço – no Centro Administrativo da prefeitura – representantes da Guarda Municipal, da Guarda Patrimonial, da Defesa Civil, da Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transportes e Trânsito  (Ecos), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), da Polícia Militar, da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais.

O Centro conta com videomonitoramento pelas 68 câmeras de Olho Vivo – 32 câmeras da Guarda Municipal e 34 da Polícia Militar – e recebe, também, informações em tempo real pelas 66 câmeras de LPR (do inglês “License Plate Recognition”), instaladas pela prefeitura em diversas regiões da cidade e que fazem a leitura automática de placas de veículos. O COP, que terá funcionamento 24 horas, também receberá os chamados à Guarda Municipal, pelo 153, e à Defesa Civil, pelo 199. 

O objetivo do COP é centralizar ações de monitoramento da cidade em um único espaço e, dessa forma, dar celeridade à comunicação e à conversão de ações entre os órgãos competentes no atendimento às demandas da população com mais agilidade e eficiência. Além disso, com o videomonitoramento acompanhado por diversas pastas e entidades simultaneamente, é possível realizar trabalhos preventivos para ampliar a segurança dos moradores de Betim.

“O COP representa um avanço expressivo na segurança pública do município, uma vez que possibilitará a cooperação direta entre as oito forças integrantes. O espaço permitirá a unificação das informações para dar mais celeridade no despacho, no atendimento e na resolução das ocorrências. O sistema de câmeras também fará com que os demais órgãos, além das guardas Municipal e Patrimonial, possam acompanhar o monitoramento da cidade em tempo real, o que também é essencial para ocorrências de trânsito ou de chuvas, por exemplo”, salienta o secretário-adjunto de Segurança Pública, Julio Cezar Rachel de Paula.   

*Com informações de PMB